Silval lança jogos diante de plateia lotada por indígenas
A primeira edição internacional dos Jogos dos Povos Indígenas foi lançada nesta sexta-feira (09.08) pelo governador Silval Barbosa e faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas. A competição será realizada entre os dias 11 e 19 de outubro com a presença de 1,6 mil guerreiros de 48 etnias, das quais 16 etnias são de países convidados.
O evento será realizado no Jardim Botânico, no bairro Sucuri, área que está sendo construída para receber as modalidades esportivas da competição. O Governo de Mato Grosso está empenhado na realização deste evento, segundo Silval Barbosa. “É uma grande honra receber os jogos indígenas que mostram a importância destes povos. Todas as secretarias estão incumbidas de fazer o máximo para a realização deste evento”.
As delegações disputarão 10 modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas. “Trata-se de uma tradição iniciada por nossos ancestrais, transmitida e atualizada de geração em geração, respeitando os valores e adquirindo o dom da partilha do reencontro entre parentes. É um evento para celebrar a cultura e integrar os povos”, definiu o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena.
O indígena da etnia Manoki, Edimilson Maisé, contou que em sua tribo todos estão animados e já começam a se preparar para os jogos. “Na aldeia estão todos animados. Os melhores da tribo estão treinando muito futebol de cabeça e outros jogos. Vai ser muito bom conhecer outros povos”.
Para o secretário de Esportes de Mato Grosso, Ananias Filho, a competição vai celebrar a cultura indígena e ainda mostrar a capacidade do Estado na execução de eventos deste porte. Teremos representantes indígenas de outros países. Vamos levar a cultura indígena do Brasil para o mundo”, avaliou.
O evento será realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na cerimônia de abertura, foi assinada a matriz de responsabilidade para definir o papel de cada ente na organização das olimpíadas indígenas.
Em continuidade às comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas, vai ser realizada nesta sexta, às 16h, o segundo ato de abertura. No Jardim Botânico, vai acontecer uma cerimônia espiritual e cultural indígena de bênção do local e instalação do tronco indígena de realização dos jogos, com saudação às águas do Rio Cuiabá.
Comentários