Estado lidera o ranking nacional com 45,7 milhões de toneladas. Este volume representa 24,5% da produção nacional, diz Conab.
Crescimento da produção agrícola de MT está acima da média nacional
Com um crescimento de 13,3% - acima da média nacional, que foi de 12% - Mato Grosso vem se destacando como o maior produtor de grãos do país. O estado deve produzir 45,7 milhões de toneladas na safra 12/13, cerca de 5 milhões de toneladas a mais do que foi na temporada passada, estimada em 40,3 milhões de toneladas.
Os dados foram divulgados no 11º Levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (8). Este volume representa 24,5% da produção nacional e é superior a soma de grãos produzidos nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, respectivamente com, 5,5 milhões de toneladas, 12 milhões de toneladas e 20,2 milhões de toneladas.
A produção é resultado do aumento de área em 12%, passando de 10,9 milhões de hectares para 12,2 milhões de hectares. Por outro lado, a produtividade deverá se manter estável, em torno de 3,7 mil quilos por hectare. Paraná figura na segunda posição do ranking nacional, totalizando 37 milhões de toneladas na última temporada.
O aumento de 26% na produção de milho foi o responsável pela elevação do volume total produzido no estado. Conforme o levantamento da Conab, Mato Grosso deve cultivar 19,7 milhões de toneladas do grão primeira e segunda safra - sendo a maior do país.
Na safra anterior somavam 15,6 milhões de toneladas e o Paraná liderava a produção com 16,7 milhões de toneladas. Além do milho, o cultivo da soja teve aumento de 7%, passando de 21,8 milhões de toneladas para 26,5 milhões de toneladas.
Comentários