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Política
Segunda - 12 de Agosto de 2013 às 08:55

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A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) já aprovou e o Banco do Brasil analisa desde a semana passada, pedido de empréstimo da ordem de R$ 720 milhões para o Programa Proconcreto que vai permitira a construção de 412 pontes de concreto em todas as regiões de Mato Grosso bem como a recuperação, restauração e manutenção dos mais de 5 mil quilômetros de rodovias.

Ao todo são R$ 470 milhões para as pontes de concreto e outros R$ 250 milhões para restauração e manutenção de rodovias pavimentadas e que tem sua durabilidade com prazo de cinco anos.

O pedido não é novo e sim do ano passado quando foi aprovado pelos deputados estaduais, mas só agora está na iminência de ser contratado por questões burocráticas e até mesmo financeiras em relação a outras operações de crédito formalizadas pelo Tesouro de Mato Grosso.

Segundo o governador Silval Barbosa (PMDB) que no último sábado esteve em Nova Bandeirantes, 1.055 km de Cuiabá e 656 km em linha reta, lançando as obras de pavimentação através do programa MT Integrado nas MTs -417 e 208, o Proconcreto vem reforçar a logística de transporte para escoamento da safra agrícola e para o desenvolvimento da maior área agricultáveis do Mundo que é Mato Grosso.

"São programas distintos, o MT Integrado do Proconcreto, mas ambos estão interligados e vão permitir que o Sistema Rodoviário Estadual seja interligado ao Sistema Rodoviária Nacional e avançar no desenvolvimento das regiões do Estado", explicou o governador, sinalizando que se no ano passado não fosse concretizada a reestruturação do resíduo da dívida pública em US$ 500 milhões ou R$ 1 bilhão não seria possível ao Estado contratar o referido empréstimo.

Os secretários, de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio Oliveira e de Planejamento, Arnaldo Alves Souza é que encaminharam os pedidos e a formalização do empréstimo que está dentro da capacidade financeira do governo do Estado e deverá ser executado em até dois anos, portanto, mesmo depois de deixar o Poder Executivo, programas importantes planejados e iniciados no governo Silval Barbosa terão continuidade por mais alguns anos já sob nova gestão a partir de 2015.

"A intenção do governador Silval Barbosa ao contrair este empréstimos foi de solucionar a questão das pontes de madeiras que existem em todas as regiões de Mato Grosso e acabam atrapalhando o desenvolvimento e encarecendo o custo da produção agrícola", disse Cinésio Oliveira assinalando que os processos licitatórios estão em andamento, aguardando apenas a concretização da operação financeira para se iniciar as obras.

Segundo o secretário, com certeza até 2018 ou 2020 boa parte dos problemas de logística de transporte rodoviário de Mato Grosso no que diz respeito a pontes de concreto estarão solucionados e na questão do pavimento asfáltico bem encaminhado, pois diferente das pontes o asfalto tem uma duração menor em relação as obras de concreto armando.




Fonte: A Gazeta

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