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Nacional
Domingo - 29 de Dezembro de 2013 às 07:56

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 O preço dos pedágios nas rodovias leiloadas neste ano pelo governo ficou abaixo da média das tarifas cobradas hoje nas estradas federais que já estão sob concessão da iniciativa privada, aponta levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) feito a pedido do G1.
 
O leilão da BR-163, em Mato Grosso, foi o que garantiu o menor preço de pedágio entre os 5 trechos privatizados em 2013. A Odebrecht arrematou a concessão com a proposta de pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro – ou R$ 2,638 a cada 100 quilômetros –, valor 52% menor que a tarifa máxima fixada pelo governo
 
Na comparação com o valor médio do pedágio nos 18 trechos de estradas federais sob concessão, a tarifa da BR-163/MT só é mais cara do que a cobrada hoje dos motoristas na rodovia Fernão Dias (R$ 2,10 a cada 100 km) e nas BRs 376/PR e 101/SC, na ligação entre Curitiba e Florianópolis (R$ 2,20).
 
A tarifa média dos pedágios nos 5 trechos leiloados em 2013 estão entre as 9 mais baratas em estradas federais. Em todas os leilões, o preço médio do percurso de 100 km ficou abaixo de R$ 5.
 
O pedágio mais caro entre as novas concessões será o da BR-050, cuja proposta vencedora no leilão foi de R$ 4,534 a cada 100 km (desconto de 42,38%).
 
Nos trechos das BRs-060/153/262, a tarifa média ficou em R$ 2,851 para 100 quilômetros rodados (deságio de 52% em relação ao teto fixado no edital).
 
No leilão da BR-040, entre o Distrito Federal e Minas Gerais, o pedágio saiu por  R$ 3,787 para 100 km (desconto de 61,13%).
 
Já na BR-163/MS, a tarifa média ficou em R$ 4,381 a cada 100 km (deságio de 52,74%).
 
Hoje, o pedágio mais caro é o do trecho da BR-040, entre o Rio e Juiz de Fora: R$ 13,30 a cada 100 km. Na sequência, estão o da BR-290/RS (R$ 11,60) e o da Ponte Rio-Niterói.
 
Considerando as 18 estradas federais sob concessão, o preço médio do pedágio a cada 100 km é de R$ 5,87.
 
Pelas regras dos leilões deste ano, trechos urbanos não serão pedagiados, e a cobrança nas estradas privatizadas só poderá começar depois que os consórcios concluírem ao menos 10% das obras de duplicação. Até lá, o valor da tarifa nas rodovias deve ficar um pouco mais alto, já que serão corrigidos pela inflação do período.46 novas praças de pedágio 
 
Com as novas concessões, o país ganhará 46 novas praças de pedágios em estradas federais.
 
Com estes leilões, o governo fecha o ano com um total de 4.284 km concedidos, e previsão de duplicação de 2.840 km nos próximos anos sob responsabilidade da iniciativa privada.
 
“Todos os nossos pedágios estão abaixo de R$ 5, e os investimentos serão concentrados em 5 anos. Disseram que isso seria impossível [fazer os leilões no modelo proposto pelo governo]”,afirmou na quinta-feira a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ao comemorar o resultado do leilão da BR-040




Fonte: G1

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