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Secretário da Copa, Maurício Guimarães, vai à Espanha para liberar os carros
Vagões do VLT embarcam para Cuiabá ainda neste mês
Os primeiros dez carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá embarcam para o Brasil dentro dos próximos 15 dias. Cada carro é composto por sete vagões e tem capacidade para 400 passageiros.
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, embarcou na segunda-feira (12) para a Espanha para inspecionar a produção dos veículos e assegurar a liberação das primeiras composições para a Capital. A previsão é de que o translado dure 60 dias.
“Neste primeiro momento serão embarcados para o Brasil dez veículos; a fabricante CAF está produzindo 40 veículos ao todo. Por questão de logística, iremos liberar os veículos agrupados em uma quantidade maior do que previsto inicialmente, assim reduziremos os números de viagens e os custos no transporte”, disse.
Os vagões estão sendo construídos pela empresa CAF, que compõem o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra na Capital e em Várzea Grande.
Inicialmente, os veículos estavam previstos para começarem a ser embarcados para o Brasil no último mês de maio, mas o cronograma precisou ser reajustado.
Nos últimos meses, outros engenheiros enviados pela Secopa também realizaram vistorias e testes nas unidades de produção da empresa, localizadas em Zaragoza, Irún e Beasain.
Trilhos
Além disso, os primeiros 10 km de trilhos que serão usados na implantação do VLT já chegaram ao Brasil. Eles serão colocados no Centro de Manutenção, Comando e Operação do VLT, localizado na antiga Vila Militar, em Várzea Grande.
Os primeiros trilhos serão do tipo “vignole”, diferentes dos demais que serão implantados ao longo dos 22,2 km de via permanente do VLT e específicos para a área de manutenção.
“São quase 10 km que serão instalados no pátio de manobra do trem”, explicou o secretário.
Ao todo, estão sendo construídos 100 km de trilhos para o VLT cuiabano, na Espanha e na Polônia, que, à medida que forem sendo entregues, passarão a ser assentados imediatamente, segundo o secretário.
Para tanto, já tiveram início as obras para implantação da via permanente ao longo dos 22,2 km que serão percorridos pelo VLT, em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá.
“Iremos abrir uma nova frente de trabalho na Avenida Fernando Corrêa nesta semana para começar a rasgar a avenida e iniciar a implantação da via permanente”, disse.
Ainda devem ser iniciados os processos para implantação da via permanente nas avenidas Coronel Escolástico, XV de Novembro e Tenente Coronel Duarte (Prainha), também na Capital.
Obras de Arte
O projeto de implantação do VLT contempla a construção de 12 obras de arte, sendo três pontes – Porto (Rio Cuiabá) e Avenida Beira Rio (duas pontes sobre o Rio Coxipó) –; quatro trincheiras (Km Zero, Luiz Felipe, Trigo de Loureiro e Cristo Rei – este último projeto está sendo modificado para ser transformado em outra obra de mobilidade – e cinco viadutos (Aeroporto, Beira Rio, Sefaz, MT-040 e UFMT).
De acordo com Guimarães, apenas uma obra de arte e dois projetos especiais faltam ser iniciadas pelo consórcio: o reforço do Canal da Prainha, a Trincheira da Trigo de Loureiro e o alargamento do Viaduto da Avenida do CPA (para encaixe com a trincheira), bem como construção de uma passagem de pedestres, que hoje não existe na via.
Terminais e estações
Segundo o secretário, as obras para construção dos três terminais de Integração (Coxipó, CPA e Porto) também já estão em andamento, faltando apenas o término da locação do espaço para o Terminal do CPA e a liberação da área hoje utilizada pelo Atacadão para a construção do Terminal de Integração do Porto.
O projeto contempla ainda a construção de 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro, que ainda não iniciados.
Operação do VLT
Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.
Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.
O projeto
Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital.
Segundo o último relatório elaborado e divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com corte em 30 de junho deste ano, 35,48% dos trabalhos já foram concluídos. A obra tem entrega prevista para março de 2014.
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, embarcou na segunda-feira (12) para a Espanha para inspecionar a produção dos veículos e assegurar a liberação das primeiras composições para a Capital. A previsão é de que o translado dure 60 dias.
“Neste primeiro momento serão embarcados para o Brasil dez veículos; a fabricante CAF está produzindo 40 veículos ao todo. Por questão de logística, iremos liberar os veículos agrupados em uma quantidade maior do que previsto inicialmente, assim reduziremos os números de viagens e os custos no transporte”, disse.
Os vagões estão sendo construídos pela empresa CAF, que compõem o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra na Capital e em Várzea Grande.
Inicialmente, os veículos estavam previstos para começarem a ser embarcados para o Brasil no último mês de maio, mas o cronograma precisou ser reajustado.
Nos últimos meses, outros engenheiros enviados pela Secopa também realizaram vistorias e testes nas unidades de produção da empresa, localizadas em Zaragoza, Irún e Beasain.
Trilhos
Além disso, os primeiros 10 km de trilhos que serão usados na implantação do VLT já chegaram ao Brasil. Eles serão colocados no Centro de Manutenção, Comando e Operação do VLT, localizado na antiga Vila Militar, em Várzea Grande.
Os primeiros trilhos serão do tipo “vignole”, diferentes dos demais que serão implantados ao longo dos 22,2 km de via permanente do VLT e específicos para a área de manutenção.
“São quase 10 km que serão instalados no pátio de manobra do trem”, explicou o secretário.
Ao todo, estão sendo construídos 100 km de trilhos para o VLT cuiabano, na Espanha e na Polônia, que, à medida que forem sendo entregues, passarão a ser assentados imediatamente, segundo o secretário.
Para tanto, já tiveram início as obras para implantação da via permanente ao longo dos 22,2 km que serão percorridos pelo VLT, em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá.
“Iremos abrir uma nova frente de trabalho na Avenida Fernando Corrêa nesta semana para começar a rasgar a avenida e iniciar a implantação da via permanente”, disse.
Ainda devem ser iniciados os processos para implantação da via permanente nas avenidas Coronel Escolástico, XV de Novembro e Tenente Coronel Duarte (Prainha), também na Capital.
Obras de Arte
O projeto de implantação do VLT contempla a construção de 12 obras de arte, sendo três pontes – Porto (Rio Cuiabá) e Avenida Beira Rio (duas pontes sobre o Rio Coxipó) –; quatro trincheiras (Km Zero, Luiz Felipe, Trigo de Loureiro e Cristo Rei – este último projeto está sendo modificado para ser transformado em outra obra de mobilidade – e cinco viadutos (Aeroporto, Beira Rio, Sefaz, MT-040 e UFMT).
De acordo com Guimarães, apenas uma obra de arte e dois projetos especiais faltam ser iniciadas pelo consórcio: o reforço do Canal da Prainha, a Trincheira da Trigo de Loureiro e o alargamento do Viaduto da Avenida do CPA (para encaixe com a trincheira), bem como construção de uma passagem de pedestres, que hoje não existe na via.
Terminais e estações
Segundo o secretário, as obras para construção dos três terminais de Integração (Coxipó, CPA e Porto) também já estão em andamento, faltando apenas o término da locação do espaço para o Terminal do CPA e a liberação da área hoje utilizada pelo Atacadão para a construção do Terminal de Integração do Porto.
O projeto contempla ainda a construção de 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro, que ainda não iniciados.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews |
Implantação da via permanente do VLTjá teve início na Avenida do CPA |
Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.
Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.
O projeto
Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital.
Segundo o último relatório elaborado e divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com corte em 30 de junho deste ano, 35,48% dos trabalhos já foram concluídos. A obra tem entrega prevista para março de 2014.
Fonte:
Midia News
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10874/visualizar/
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