Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 14 de Agosto de 2013 às 07:36

    Imprimir


A partir da próxima terça-feira (20), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começará a captação de dados para a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013. Os agentes vão visitar 2,1 mil residências de 40 municípios de Mato Grosso. E em uma ação inédita, avaliar amostras de sangue e de urina de moradores em 25% destes domicílios.

De acordo com Delvaldo Benedito de Souza, chefe da unidade do IBGE em Mato Grosso, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o estilo de vida da população brasileira, bem como os relacionados à alimentação e a atividades físicas, e o acesso aos serviços de saúde.

O levantamento vai avaliar a tendência da saúde do brasileiro, mapeando doenças e fatores de risco, como hipertensão, diabetes, anemia e obesidade.

Segundo Delvaldo, a dengue também terá atenção especial nos questionários. Os exames irão informar o percentual da população que já teve contato direto com o vírus Aedes aegypti. O material coletado na pesquisa será guardado e vai compor um banco de soro humano para monitorar a doença no país, ficando disponível para universidades e institutos de pesquisas.

Ele informou que 30 servidores do instituto visitarão os 40 municípios, que foram escolhidos de maneira aleatória de acordo com métodos matemáticos. Cada cidade foi dividida em setores e cada setor ficou com 13 residências. Ao todo o estado foi dividido em 164 setores. As principais cidades (Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop) receberam um maior número de setores por conta da amostragem. A coleta tem a previsão de ser encerrada em outubro e a divulgação dos dados está programada para o segundo semestre de 2014.

O coordenador da pesquisa em Mato Grosso, Nivaldo de Souza Lima, explicou que os agentes receberam capacitação para realizar a coleta em julho, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o coordenador, além de aplicar o questionário, que faz um levantamento da educação, renda, e saúde dos habitantes, os pesquisadores irão realizar a aferição de medidas antropométricas (peso, altura e circunferência abdominal) e medir a pressão arterial dos entrevistados. Ele afirmou também que um representante de cada domicílio será escolhido para ir até um laboratório da cidade e realizar a coleta de urina e de sangue.

A PESQUISA – Ao longo de todo território nacional mais de 20 mil moradores, em 80 mil domicílios distribuídos em 1,6 mil municípios de todas as regiões do país serão visitados. A pesquisa será realizada em parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz e IBGE.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, aproximadamente R$ 15 milhões serão repassados ao IBGE para realizar o estudo.


 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10803/visualizar/