Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 14 de Agosto de 2013 às 18:05

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Marilândia desenvolve um projeto psicopedagógico que trabalha na inserção de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade, utilizando de diversas técnicas de aprendizagem que impulsionam o desenvolvimento intelectual de cada um, bem como melhorar a coordenação das pessoas.

O Grupo Superação atende diretamente 28 alunos com o atendimento psicopedagógico e individual em áreas específicas da educação especial, desenvolvendo um trabalho que busque atender as necessidades de aprendizagem, evolução e coordenação de cada um, tendo as seguintes áreas atendidas: Surdez: com aula de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); Cegueira: Aula de Mobilidade,  Pré Braille  e  Braille; Autismo:  Trabalhadas as habilidades físicas, sociais, afetivas e linguísticas; Hidrocefalia, deficiência intelectual e outras deficiências ainda em investigação medica, onde é realizado um trabalho de estimulação e psicomotricidade (desenvolvimento psicomotor,cognitivo e afetivo).
Quatro profissionais especializados na área de pedagogia, psicologia, assistência social e psicopedagogia, dividem-se alternadamente nas diversas atividades elaboradas, focando cada um deles nas necessidades particular de cada aluno atendido.

De acordo com a psicopedagoga Édria Soave, os alunos com deficiências consideradas mais leves são atendidos uma dia na semana na sala de informática pelo instrutor de informática, com aulas de tecnologia, que pretende inserir os atendidos na rede mundial de computadores, ampliando assim o conhecimento de cada um.

O prefeito Wener Santos ao visitar o projeto, destacou sua importância para inserir essas pessoas na sociedade e dar oportunidade para que possam ter avanços na qualidade de vida, e participar ativamente da vida em sociedade.

“Esse projeto permite que essas pessoas sejam inseridas na comunidade, e obtenham avanços na sua situação pessoal de deficiência, o que acreditamos estar contribuindo para melhorar a qualidade de vida de todos e eles e consequentemente de seus familiares” frisou Santos.

Em dos dias da semana, é promovido pela equipe técnica multidisciplinar um encontro de todos os 28 deficientes, encontros com atividades de  lazer, didáticas e pedagógicas, e palestras com diversos temas, e recebem o auxilio de fisioterapeuta, enfermeira e agentes de saúde.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10743/visualizar/