Pré-conferências de Saúde são realizadas para ouvir população em Nova Olímpia
Como etapa inicial para a realização da Conferência Municipal de Saúde a ser realizada nos dias 22 e 23, a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde realizaram no último dia 09 as Pré-conferências nas Unidades Básicas de Saúde da Família-USF’s (Ouro Verde I e II, Centro, São João e Boa Esperança), reunindo conselheiros, gestores, líderes comunitários, servidores municipais, profissionais de saúde e prestadores de serviço do setor. Em pauta, a análise da rede de saúde no município e a definição de propostas para a melhoria do atendimento à população.
Na unidade do bairro Centro, o secretário municipal, Jairo Ayres, acompanhado do prefeito Cristovão Masson, do secretário de Planejamento, Edson Noel da Silva (Edinho), e da presidente do Conselho de Saúde, enfermeira Marcia Padilha participaram das discussões e levantamento das propostas que serão debatidas na Conferência.
Segundo Marcia, a Conferência é extremamente importante para discutir todas as questões que permeiam a saúde pública no município. “Na Pré-Conferência aparecem os temas mais variados e vamos afunilando, até definir os mais importantes e que merecem destaque em discussões na Conferência”, explicou ela.
Por sua vez, o secretário Jairo salientou que as Pré-conferências nas Unidades de Saúde tem o objetivo de facilitar a participação população, oportunizando a manifestação e contribuição no planejamento das metas para Nova Olímpia. “Os moradores tem oportunidade de falar, ouvir, opinar, apontar problemas e propostas”, disse.
CONFERÊNCIA – A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada dois anos, no intuito de avaliar a situação da saúde no município, de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS, além de definir as diretrizes em saúde e fortalecer o controle social na cidade.
Com o tema ‘Saúde, Responsabilidade de Todos!’, a Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde e têm como objetivos organizar o processo no início da gestão como momento de reflexão e construção coletiva dos rumos que se pretende para o SUS no espaço municipal e reconhecer a corresponsabilidade de cada ente federado, com base em quatro eixos temáticos: ‘Participação da Comunidade e Controle Social’; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde’; ‘Política de Saúde’; ‘Integralidade, Universalidade e Equidade do SUS’; e ‘Organização e Consolidação da Rede’.
A Conferência será realizada no Clube Gercafi com início no dia 22, às 19h00 e prosseguimento no dia 23, às 07h30 e término previsto para às 16h00.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22 de Agosto – quinta-feira (noturno)
19h00 - Abertura: Composição da Mesa de Honra e Cerimônia de Abertura;
19h40 - Apresentação de Dança do Ventre-Academia Poly Dance - Tangará da Serra;
20h00 - Roda de Capoeira - Maculelê Grupo Capoerê de Nova Olímpia;
20h20 – Palestra - Dr. Julio Muller - Tema Conferência;
21h00 - Coquetel de encerramento.
Dia 23 de agosto – sexta-feira (matutino)
07h00 – Abertura;
07h30 - Apresentação das linhas gerais do tema da Conferência, com subsídio para as discussões nos Grupos de Trabalho;
08h00 - Palestra com a Sra. Geny Catarina Rodrigues Lopes;
09h00 – Intervalo;
09h30 - Organização dos Trabalhos em Grupo;
11h00 - Intervalo para o almoço;
13h00 - Apresentação de Teatro;
14h00 - Apresentação e Aprovação dos relatórios dos Grupos de Trabalho;
15h00 - Coffee break;
15h30 - Eleição dos Delegados para Conferência Estadual de Saúde;
16h00 - Encerramento.
Comentários