Sonny Barker, de 20 anos, parece estar levando a vida que pediu a Deus. Ao lado de amigos, sorridente e exibindo um corpo sarado, ele posa para fotos, que publica no Facebook. As imagens seriam aceitáveis para qualquer jovem, se não tivessem sido tiradas dentro de uma prisão, na qual Sonny cumpre pena de oito anos por roubo e ameaça à mãe e à irmã, em Kent, na Inglaterra.
As fotos de Sonny foram feitas com um celular Blackberry, a partir da penitenciária na cidade de Rochester. Apesar de a lei proibir o uso dos aparelhos dentro de cadeias, o detento publicou entre 29 junho e dia 4 de agosto, imagens mostrando a vida boa que esteve levando, mesmo preso.
Na primeira publicação, divulgada em um perfil fake no Facebook, Sonny brinca: “O que está acontecendo? Ao vivo da prisão! Quem sentiu minha falta?”. Na foto é possível ver que, dentro da cela que o rapaz divide com outros detentos, existe televisão e até um videogame.
Em outra foto, ele aparece ostentando o corpo sarado. “Espere um segundo. De onde vieram esses músculos?”, publicou ele.
Sonny, que divide a cela com Korrel Kennedy, de 20 anos, já apelidado de “o pior adolescente da Grã-Bretanha”, chegou a comemorar, em 14 de julho, que logo estaria fora da cadeia: “Eu estarei em casa em breve. Muito em breve. Dezembro de 2015”, escreveu ele.
Mas seus planos de voltar para casa podem mudar. Após tomar conhecimento das publicações feitas pelo jovem na rede social, o Secretário-Geral da Associação de Oficiais de Prisão da Inglaterra, Steve Gillan, descreveu as imagens como “escandalosas” e criticou o sistema penitenciário:
“Estamos extremamente preocupados que os prisioneiros têm sido capazes de contrabandear telefones em suas células e tirar fotos e publicá-las no Facebook. É nada menos do que escandaloso, é uma violação de segurança”, disse ao Daily Mail.
Sonny, que está preso desde maio do ano passado, terá agora sua pena revisada e pode ficar preso por mais tempo que esperava. O Ministério da Justiça inglês disse também que o caso será investigado.
Comentários