Governador preocupado com impacto da reforma tributária em MT Mendes pretende formar uma frente com os demais estados que também serão prejudicados com reforma tributária
Com o objetivo de amenizar os impactos que a reforma tributária pode gerar em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) irá concentrar as suas atividades em Brasília na próxima semana. O chefe do Executivo Estadual ainda pretende visitar alguns governadores, que também perderão com a mudança na legislação tributária do país.
Para tanto, ele deve cancelar todos os seus compromissos no Estado. "Provavelmente, na semana que vem, eu irei mudar completamente a minha agenda para me dedicar a ir em alguns estados, conversar com alguns governadores, estar mais presente em Brasília para defender as posições de Mato Grosso", enfatizou.
Mendes pretende formar uma frente com os demais estados que também serão prejudicados, a fim de pressionar o Congresso Nacional a modificar determinados pontos da proposta que está se desenhando.
"Não existe ainda um texto apresentado, existem ideias sendo colocadas e uma negociação sendo feita. [...] Existe um espaço para apresentar problemas e soluções, e nesse momento o que eu e o secretário Gallo estamos fazendo é construir alternativas e dialogar com os governadores", comentou.
Paralelo a isso, o governador também garante que irá buscar o auxílio da bancada federal de Mato Grosso. "No primeiro momento vamos mostrar a eles, nivelar, o conhecimento e as informações que nós temos. Eu percebi ontem em Brasília que tem muita gente que não conhece com mais profundidade esse tema. O que nós vamos fazer no primeiro momento é nivelar informações e pedir que a bancada federal trabalhe unida por Mato Grosso para defender as nossas posições", completou.
Na última quarta-feira (24), o Mendes participou de uma reunião do Fórum de Governadores, em Brasília, a qual debateu a proposta de reforma tributária que está em andamento no Congresso Federal. Ele, contudo, não saiu nada contente do encontro.
Isso porque, Mato Grosso está entre os cinco estados brasileiros que mais perdem com a mudança na legislação tributária do país. As projeções feitas pela equipe do governo Federal que conduzem a reforma apontam que o estado estaria em último em crescimento, sendo que atualmente o que ocorre é justamente o contrário.
Comentários