Prefeitos da região buscam parceria para construção de casas populares Estado repassa recursos para construção de casas populares
Considerando a necessidade de fomentar a construção de unidades habitacionais de interesse social, de modo a promover a qualidade de vida da população urbana nos municípios, prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai estiveram na última terça-feira, dia 23 de maio, em Cuiabá, em reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta.
Juntos, eles foram buscar informações para formalização do programa Ser Família Habitação, que tem como objetivo construir casas para pessoas de baixa renda. O programa é idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e realizado pelas secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
Com o Ser Família Habitação, o Estado repassará aos municípios o montante de até R$ 60 mil por unidade habitacional, para que os municípios construam casas de interesse social para pessoas que pertençam a um grupo familiar cuja renda per capita não ultrapasse R$ 100.
Entre os presentes na reunião, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson, que acompanhado da primeira-dama, Silvana Ló Masson, ouviu atentamente as informações e as exigências para execução do convênio.
“Fomos a Cuiabá falar com o vice-governador sobre o programa de moradias populares, do Governo do Estado, no entanto, Tangará não foi enquadrado dentro do programa. Então reiteramos o pedido para que o Município seja enquadrado”,
explicou o prefeito.
“Vamos aguardar agora a análise do pedido do Município, para que Tangará possa ainda nos próximos meses fazer esse convênio para a construção dessas casas”,
completou o gestor, ao explicar que o motivo do Município não se enquadrar é referente a renda per capita da população, maior que a especificada no programa.
“O município tem terreno para construir 50 e até 100 casas, no entanto, precisamos aguardar essa posição se o Governo fará uma readequação, uma nova meta do programa (…) e assim, nos enquadrando, estaremos juntos para poder desenvolver as ações e avançar nesse programa de moradias”.
Além de Tangará, também participaram da reunião prefeitos e representantes dos Municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Maringá, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Sapezal.
Os municípios interessados em participar do programa devem solicitar a adesão junto a Setasc-MT, elaborar o plano de trabalho e disponibilizar o terreno para construção das casas, com toda a infraestrutura.
Comentários