Riva apresenta proposta de ferrovia a ministro
Deputado estadual José Riva (PSD) se reúne na tarde desta quinta-feira (15) com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília, para apresentar projeto que prevê a ligação entre estados de Mato Grosso e Pará, através de uma ferrovia.
Objetivo do parlamentar e da comitiva que o acompanha é que o traçado ferroviário seja inserido no Plano Nacional Ferroviário. Segundo Riva, a proposta já foi apresentada aos governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e do Pará, Simão Jatene (PSDB).
“O próprio estado do Pará já discute a possibilidade de investir R$ 1 bilhão nessa ferrovia. Mato Grosso não pode ficar preso a um modelo nacional de ferrovia, por isso a importância de um projeto próprio devido a sua dimensão territorial e capacidade de produção. O traçado ferroviário será viabilizado e vejo nesse projeto a grande redenção do sul do Pará e da região Araguaia de Mato Grosso, que é uma das maiores áreas disponíveis para a produção de grãos do mundo”, afirmou.
Ferrovia - O projeto de ligação ferroviária MT/PA foi elaborado no gabinete do deputado Riva, com traçado partindo de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense. Também é analisada a possibilidade da ferrovia seguir do município mato-grossense até Marabá, no sudeste do Pará.
A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal.
Segundo o parlamentar, Mato Grosso tem potencial a ser explorado e com maior investimento em logística, o retorno será imediato. Em função disso, acredita inclusive que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai encampar a ideia da ferrovia MT/PA.
Ao todo, mais de 20 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário de 1,6 mil km de trilhos, melhorando a qualidade de vida de mais de dois milhões de pessoas. (Com AL) I.B
Comentários