Centro Comunitário no bairro Ouro Verde é reinaugurado no aniversário da cidade Após abrigar moradores em situação de rua durante a pandemia, Centro Comunitário é reformado e devolvido à comunidade como presente de aniversário de 156 anos da cidade.
Em um emocionante evento que integra a programação de aniversário de 156 anos da cidade de Várzea Grande, um símbolo de solidariedade e renovação foi revelado à população do bairro Ouro Verde. O Centro Comunitário, que serviu como abrigo para moradores em situação de rua durante a pandemia, foi completamente reformado e devolvido à comunidade, proporcionando agora um espaço renovado e uma nova chance para melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
Com sorrisos radiantes e olhares de gratidão, os moradores do bairro Ouro Verde se reuniram na cerimônia de inauguração, que contou com a presença de autoridades locais, representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do Senado Federal, líderes comunitários e voluntários que se dedicaram incansavelmente para tornar esse sonho uma realidade. O evento foi marcado por uma atmosfera de esperança e união, celebrando não apenas o aniversário da cidade, mas também a capacidade de transformação e o poder da solidariedade.
“Durante a pandemia, quando o mundo enfrentava um desafio sem precedentes, Várzea Grande se destacou pela sua abordagem humana e compassiva. Com a necessidade urgente de abrigar pessoas em situação de rua, o Centro Comunitário aqui do bairro Ouro Verde foi rapidamente adaptado para receber aqueles que não tinham um lar para se proteger do vírus e das adversidades. Durante dois anos, o local serviu como um refúgio seguro, onde a equipe de assistentes sociais e voluntários dedicados ofereceu suporte, cuidado e dignidade a todos que ali se encontravam. Por isso agradeço aos moradores do Ouro Verde”, disse a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira,
Segundo o prefeito Kalil Baracat, a reforma completa do Centro Comunitário do bairro Ouro Verde, foi feito com recursos próprios da prefeitura através da Secretaria Municipal de Viação e Obras, e, “foi uma iniciativa que visava não apenas a restauração física do prédio, mas também a renovação de esperanças e a crença no potencial de cada indivíduo. As melhorias incluíram a renovação dos espaços para atividades recreativas, a instalação de quatro salas multifuncionais para programas de capacitação, dois banheiros, cozinha, pátio central e parque infantil. O prédio também recebeu reforma elétrica e hidráulica, pintura, e está totalmente novo. Agora a Assistência Social vai trazer os projetos sociais que existem para atender a comunidade que eles mais precisarem”, detalhou Kalil Baracat.
A ex-moradora do bairro e uma das fundadoras da localidade, Dorli Monteiro, de 70 anos, fez questão de retornar ao Centro Comunitário e participar da reinauguração. “Hoje eu moro no Centro da cidade, mas morei minha vida inteira aqui, fui uma das fundadoras do Ouro Verde. Lembro que esse Centro Comunitário era de chão batido e fazíamos muitos bailes que alegravam nossa vida. Sempre fui voluntária em serviços à comunidade aqui também e me alegrou muito essa reforma. Disse ao prefeito que o coloco em minhas orações diárias para que ele continue executando um serviço de qualidade e que coloca o ser humano em primeiro lugar”, disse a aposentada.
O casal Sérgio Curvo e Rosália Guimarães, moram no bairro há 19 anos, falaram que todos no Ouro Verde esperavam ansiosos pela inauguração e os serviços que serão oferecidos no local. Também pontuaram a importância do espaço ter sido um lar para quem mais precisava em períodos de dificuldades. “A pandemia foi difícil para todos, imagino que para pessoas em situação de rua tenha sido mais ainda. Foi muito humano por parte do prefeito acolher essas pessoas quando mais precisavam, nossos parabéns”, disse Sérgio Curvo.
Também moradora do Ouro Verde Edileuza Norberto da Silva Castilho, moradora há 23 anos do bairro, e Jandir Castilho, presidente de bairro e liderança comunitária também compareceram à inauguração e parabenizaram a gestão pelo trabalho executado.
GESTÃO HUMANiZADA – O deputado estadual Elizeu do Nascimento e o vereador Alessandro Correa, prestigiaram a inauguração e destacaram em fala oficial, a atuação do prefeito Kalil Baracat, a qual denominaram de “humana” e “desprendida de interesses político-partidários”.
“Vemos que a gestão do prefeito Kalil Kalil Baracat tem sido uma gestão humana, com ações efetivas que colocam o cidadão em primeiro lugar, seja ele quem for”, disse o vereador Alessandro Correa.
“Faço parte do movimento comunitário por entender que ele é um forte ajudante do Poder Público nas maiores demandas da sociedade. Vemos que em Várzea Grande o prefeito Kalil Baracat tem trabalhado de forma isenta, sem levar em consideração os interesses político-partidários e isso é digno e merece ser aplaudido. Parabéns Várzea Grande e parabéns ao prefeito Kalil Baracat pelo excelente trabalho e resultados que vem executando”, afirmou Eliseu Nascimento.
Kalil Baracat agradeceu as palavras e disse ser gratificante e estar emocionado. “Só tenho a agradecer as palavras do deputado Eliseu e do vereador Alessandro, pelo reconhecimento. Também à população, assim como a senhora Dorli que afirmou que nos coloca diariamente em suas orações. É gratificante como pessoa, como político e gestor e como filho de Várzea Grande. São declarações que fazem com que eu reforce meu compromisso de trabalhar até o último dia do meu mandato em prol da cidade e do povo de Várzea Grande”, declarou o chefe do Executivo Municipal.
Comentários