AL aprova empréstimo junto ao BIRD; deputados do PT votam contra Governo fará operação financeira de U$$ 180 milhões junto ao Bird; medida ainda terá outras etapas
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (17), a autorização para que o Governo do Estado faça um empréstimo de U$$ 180 milhões junto ao Bird (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento).
Apenas os deputados petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral foram contrários ao projeto.
A matéria teve dispensa de pauta aprovada, que na prática é um modo de acelerar as votações, e passou por duas votações nesta quarta.
Esse é apenas o início do processo para que o Estado possa viabilizar a operação financeira junto ao banco internacional.
Ainda será necessário a aprovação do Tesouro Nacional, Procuradoria da Fazenda Nacional, Senado Federal e aí dá-se início às tratativas com a instituição financeira.
Resistência
O texto teve resistência em ser aprovado por parte dos deputados. Para esclarecer melhor o empréstimo, o secretário-adjunto da Fazenda, Fabio Pimenta, foi até a Assembleia no início desta quarta.
Segundo o secretario, serão U$$ 100 milhões para Educação e U$$ 80 para a Agricultura Familiar.
“A explicação foi muito bem aceita pelos deputados, esclarecemos dúvidas sobre taxas de juros, sobre o custo, que é de 4,6% em dólar. E expliquei que temos uma projeção de que o dólar estará estável pelos próximos quatro anos”, disse o secretário ao fim da reunião.
Comentários