Associação dos Municípios com Potencial Turístico elege diretoria
A Associação dos Municípios com Potencial Turístico elegeu sua nova diretoria, nesta quarta-feira (14). A chapa única foi encabeçada pelo prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes, e conta com participação de 23 prefeitos de diferentes regiões do estado. A entidade tem como foco o desenvolvimento regional valorizando o patrimônio cultural e as belezas naturais dos municípios.
Ao assumir a Amptur, o prefeito Josair afirmou que aceitou o novo desafio com muita determinação para projetar o turismo regional. Ele frisou que vai encomendar um levantamento geral de cada município e vai trabalhar na captação de recursos federais e estaduais para fortalecer a atividade. Segundo ele, é necessário buscar parcerias para que os municípios possam desenvolver ações que valorizam o potencial turístico das regiões. “O Ministério do Turismo tem recursos e necessita de projetos. Vamos trabalhar na retomada de investimentos e na melhoria da estrutura de cada município”, garantiu.
Josair destacou ainda a parceria com a AMM, que vai garantir a estrutura de funcionamento da entidade, além de incentivar a participação dos prefeitos nas ações que visam o desenvolvimento econômico. “Nossa meta é integrar e avançar para construir um novo tempo para o turismo”, assegurou.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, enalteceu a criação da Amptur e afirmou que a parceria com a Secretaria de Estado de Turismo- Sedtur é fundamental. Ele lembrou que muitos dos investimentos que chegaram aos municípios foram buscados através do Governo do Estado. “Estamos vivendo agora o momento da Copa. O evento vai durar apenas um mês, mas vai trazer resultados duradouros para o setor de turismo em todo o Estado”, salientou.
Chiquinho lembrou ainda que Mato Grosso tem roteiros turísticos diferenciados que vão atrair visitantes de todos os lugares. Ele citou como exemplo o Araguaia que tem as belezas das praias, Dom Aquino com as águas minerais, Juscimeira com as águas termais, além dos festivais de pesca e muitos outros. “O trabalho em prol do turismo deve envolver o governo estadual, as prefeituras e outros segmentos. O turismo oferece oportunidades sociais e econômicas. A atividade gera emprego e renda para a população de cada município”, salientou.
A secretária de Turismo e deputada estadual, Teté Bezerra, ressaltou que antes o turismo não era visto como atividade econômica, mas tudo mudou. Segundo ela, as mudanças econômicas proporcionaram a muitas pessoas a condição de viajar. “Temos que oferecer alternativas aos visitantes e os municípios devem indicar os atrativos. Ela alertou que os municípios devem classificar os atrativos, se estão em propriedade pública ou privada, se tem licença ambiental, plano de manejo e outras exigências. “Recomendamos aos prefeitos que devem preparar os municípios. O ministério do turismo escolheu Cuiabá e Cáceres entre 60 municípios brasileiros, como indutores do turismo”, disse ela.
A nova diretoria empossada da Amptur é composta pelos seguintes prefeitos:
Presidente de Honra: Valdecir Luiz Colle – Juscimeira
Presidente: Josair Jeremias Lopes - Dom Aquino
Vice-Presidente: Ilma Grisoste Barboza - Sapezal
Secretário Geral:Walace Guimarães – Várzea Grande
1º Secretário:Magali Vilela de Moraes – General Carneiro
2º Secretário:Francis Maris Cruz – Cáceres
Tesoureiro Geral: Antonio Xavier de Araújo – Rio Branco
1º Tesoureiro: Jane Maria Sanches Lopes – Poxoréu
2º Tesoureiro:Fabio Schroeter – Campo Verde
CONSELHO FISCAL
1 - Ednilson Luiz Faitta – Aripuanã
2 - Solange Sousa Kreidloro – Nova Bandeirantes
3 – Mariledi Araujo Coelho Philipi – Pedra Preta
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
1 – Pedro Tercy Barbosa – Denise
2 – José de Souza Neves – Chapada dos Guimarães
3 – Sebastião Gilmar Luiz da Silva – Nobres
CONSELHO CONSULTIVO E DELIBERATIVO
1 – Raquel Campos Coelho – São José do Xingu
2 – Cristovão Masson – Nova Olímpia
3 – João Antonio de Oliveira – Novo Horizonte do Norte
4 – Antonio Ribeiro Torres – Barão de Melgaço
5 – Julio Cesar Florindo – Barra do Bugres
6 – José Antonio de Almeida - São Felix do Araguaia
7 – Walmir Guse – Conquista D’Oeste
8 – Mauricio Joel de Sá Alto Taquari
9 - Roberto Angelo de Farias - Barra do Garças
Foto: Vicente de Souza
Comentários