Sebrae/MT lança novos roteiros turísticos na FIT Pantanal Destinos surpreendentes foram selecionados pela instituição em 11 municípios, principalmente, onde é desenvolvido o programa Pró-Pantanal
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) lançou na manhã desta quinta-feira (04.05), antes da abertura oficial da 30ª edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT Pantanal -, os resultados do projeto Agentes de Roteiros Turísticos e Pró-Pantanal no eixo turismo.
O lançamento aconteceu no auditório dos Pássaros, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e integra a programação de atividades do Sebrae/MT durante a maior feira de turismo de Mato Grosso. Na abertura, a diretora superintendente da instituição, Lélia Brun, deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destacou que na cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso existem cerca de 118 mil empresas que contribuem com a geração de emprego e renda e com o PIB (Produto Interno Bruto) do estado, pois pagam impostos.
“A atividade turística é ativadora da economia local nos municípios, pois são onde as pessoas vivem e empreendem e Mato Grosso se coloca não só como potencial para produção de eventos, mas como destino turístico”, contou.
Segundo André, foram feitos o inventário de turismo e a organização das empresas, desenvolvendo a liderança empresarial para que possam realmente se fortalecer enquanto empreendedores e aproveitar as oportunidades de negócios da cadeia de turismo.
Para a analista técnica do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, a entidade contribui para o desenvolvimento sustentável dos negócios, gerando renda, mas também auxiliando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Não podemos modificar aquilo que é o diferencial da identidade única e singular daquele lugar, mas ao mesmo tempo, temos que ter a habilidade de mostrar para aquela pessoa que tem muita gente interessada em conhecer, interagir e ouvir suas histórias, comprar aquilo que ela produz. É isso que o Sebrae faz, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Foram apresentados 10 novos roteiros, sendo 3 integrados, envolvendo 11 municípios – Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento.
Entre os destaques o Roteiro Cidades Pantaneiras – Saberes, Fazeres e Sabores do Pantanal – Experimente o Pantanal de um jeito diferente, nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé; o Roteiro Cidades Pantaneiras – Tradições e Encantos nas Águas do Pantanal, que oferece a oportunidade de contato com as tradições do homem pantaneiro, a ruralidade, a gastronomia e o encanto das águas do Pantanal. Ele engloba os municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.
Já a Rota do Lazer no Corredor do Agro passa por Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Cláudia e Lucas do Rio Verde.
São ao todo 22 atrativos e/ou experiências turísticas, que envolvem diretamente 52 pequenos negócios e outros 53 indiretos, sendo 34 produtores rurais e artesãos que expõem seus produtos no Centro de Comercialização É de Livramento e 19 na Bodega Pantaneira.
O evento contou ainda com as presenças de representantes de operadoras de turismo convidadas da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo para conhecerem os atrativos.
Comentários