Comércio e bancos estarão fechados; mantidos só essenciais
Na próxima segunda-feira (01) será comemorado o Dia do Trabalhador e, por ser um feriado nacional, o empregador não poderá convocar seus colaboradores e o comércio em geral estará de portas fechadas.
Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, esse é um dos feriados considerados inegociáveis para a maioria dos comércios.
“O feriado em questão é uma das datas do ano que o colaborador não pode ser convocado para dia útil de trabalho, isso vale tanto para o comércio de rua quanto para o de shoppings”, afirma.
Porém, existe uma exceção para as atividades essenciais, como alimentação, saúde e transporte. Os shoppings estarão abertos das 11h às 22h (para restaurantes, entretenimento e lazer). Os bancos não irão abrir e as contas com vencimento no dia podem ser pagas na data seguinte, sem acréscimo de multa e juros.
Os órgãos municipais também não irão funcionar, com exceção da coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação de trânsito.
Outros órgãos estaduais como secretarias, escolas e empresas públicas não terão expedientes, exceto os serviços essenciais como segurança e saúde, que irão funcionar em regime de plantão.
Unidades do Ganha Tempo e Correios estarão fechados.
Comentários