Meck defende horta comunitária nas escolas municipais de Nortelândia
O vereador Jocemar Kestring, o Meck, cobrou do prefeito Zema Fernandes, que o Executivo, através da pasta competente, implemente um Programa “Horta Escolar”, nas Unidades de Ensino do Município de Nortelândia-MT, (Escola Municipal Emanuel Pinheiro e Centro de Educação Infantil – Creche), com o objetivo de desenvolver ações para institucionalizar a instalação e manutenção de hortas nas dependências das escolas municipais.
De acordo com ele, a proposta tem o objetivo de desenvolver ações para institucionalizar a instalação e manutenção de hortas nas dependências das escolas municipais, aprimorando a formação dos estudantes por meio da conscientização ambiental e do desenvolvimento de novas habilidades e competências úteis para a formação profissional.
"Visa contribuir ainda, para ampliar o acesso dos estudantes a alimentos saudáveis nas refeições em ambiente escolar, servindo como incentivo a bons hábitos alimentares. Podendo inclusive, fazer doação do excedente da produção, prioritariamente para famílias na faixa da extrema pobreza" defendeu Meck.
Na sua justificativa, ele ponderou que após mais de um ano de atividades presenciais prejudicadas pela crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19, a horta escolar pode ser um espaço potencializador de integração ao ar livre, de contato com a natureza e de incentivo à alimentação saudável com práticas que respeitem o meio ambiente e gerem novo significado para as interações entre alunos e professores.
Ao integrar o cultivo da horta às atividades propostas ao aluno, a iniciativa favorece a integração junto à comunidade e propicia maior conscientização pela sustentabilidade ambiental.
Comentários