Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 20 de Abril de 2023 às 10:37
Por: Por Camila Freitag, g1 MT

    Imprimir


Uma Harpia, ou gaviã-real, - considerada a maior ave de rapina no Brasil — Foto: Reprodução

Uma Harpia, ou gaviã-real, - considerada a maior ave de rapina no Brasil — Foto: Reprodução

Um gavião-real foi resgatado em Santa Cruz do Xingu, a 994 km de Cuiabá, pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O animal estava debilitado e com um ferimento por arma de fogo, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O caso foi registrado nesta semana.

Moradores do assentamento Santa Clara, no município de Santa Cruz do Xingu, procuraram a Polícia Militar relatando o aparecimento da ave em uma propriedade da comunidade rural, na segunda-feira (17).

Ao ser resgatado pela PM e pelo servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz do Xingu e ser entregue à Sema, foi observado que a águia, estava debilitada e com uma asa quebrada.

O gavião foi encaminhado para a cidade de Confresa onde recebeu atendimento veterinário especializado, em uma clínica conveniada da Sema.

De acordo com o médico veterinário, José Pereira, que fez o primeiro atendimento, a ave já estava com cinco dias de ferimento. “A ferida estava bastante necrosada. Nós iniciamos o tratamento, mas ela precisará ser transferida para cuidados de ortopedia específico para animais silvestres”, explicou Pereira. O animal terá que passar por uma cirurgia na asa.

A ave já estava com cinco dias de ferimento — Foto: Reprodução

A ave já estava com cinco dias de ferimento — Foto: Reprodução

Segundo Edivaldo Soares Silva, diretor regional da unidade desconcentrada (Dude) da Sema em Confresa, a Harpia pesa sete quilos, o que indica que pode ser um macho.


"Agora a situação dela já é estável. Ela está recebendo hidratação e assim que estiver em total condições terá que ser transportado para um hospital de hortopedia que atenda animais silvestres" disse Edivaldo

O gavião-real, ou harpia, é a maior águia das Américas e mais da metade de sua distribuição encontra-se nas florestas brasileiras, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Devido à redução populacional pela intensa perda de habitat e pela caça, a espécie é considerada globalmente quase ameaçada de extinção (NT) e nacionalmente vulnerável (VU).

Resgate de animais silvestres

A Sema orienta que solicitações de resgate e denúncias de animais silvestres sejam realizadas por pelo número 190, da Polícia Militar, ou 193, do Corpo de Bombeiros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106298/visualizar/