SEGURANÇA: Prefeita estuda instalação de cerca elétrica em escolas
A prefeita de Pedra Preta Iraci Souza (PSDB), adiantou que o municipio avalia instalar cerca elétrica e ampliar o tamanho dos muros nas escolas da cidade. A estratégia faz parte do pacote de medidas para reforçar a segurança nas escoals, após o ataque que resultou na morte de 4 crianças em Blumenau (SC).
“Essas decisões foram tomadas através de conversas entre a gestão pública, Câmara Municipal, pais, profissionais da educação e forças de segurança. Não vamos medir esforços para oferecer um ambiente escolar de qualidade e seguro para nossas crianças e trabalhadores”, disse. Iraci.
No pacote estão inclusos a instalação de circuito de câmeras dentro das unidades de ensino e em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos serão adquiridos com recursos próprios do município e através de um convênio com o programa Vigia Mais MT. Uma ação do governo estadual que visa a integração entre as forças de segurança pública do estado para melhorar a prevenção e o combate à criminalidade, com o uso de tecnologia e inteligência artificial.
Em recente visita ao governo, na capital, a prefeita Iraci Souza já conseguiu 49 câmeras de alta definição, entre outros equipamentos que completam o kit de monitoramento. “O governador Mauro Mendes tem sido um grande parceiro da nossa cidade e assim como nossa administração está engajado na luta pela segurança em nossas escolas. Esses equipamentos, junto com os viabilizados pelo município, formarão um dos maiores sistemas de monitoramento escolar de Mato Grosso. Em recente reunião com o secretariado municipal pedi prioridade total e atenção máxima para escolas”, disse.
Técnicos da Prefeitura realizaram levantamento em todas as unidades e já concluíram o planejamento para instalação do monitoramento. “Entendemos e somos sensíveis a preocupação de pais, professores e alunos. Fizemos uma força-tarefa para tudo esteja pronto nos próximos dias. A prefeita Iraci tem trabalhado e muito pela paz e tranquilidade em nossas escolas”, pontua Vilmar Gregório.
Outra medida anunciada será qualificação dos vigias escolares que receberão informações sobre segurança no trabalho, técnicas de vigilância, reforço na segurança dos portões, aperfeiçoamento da comunicação e relação interpessoal. “Essa formação é essencial para que nossos trabalhadores possam atender, com mais excelência, às demandas da comunidade escolar”, explica o secretário municipal de Educação Vilmar Gregório Garcia.
Comentários