Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 17 de Abril de 2023 às 06:49
Por: Eduardo Gomes/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Diamante Clube, de Poxoréu
Diamante Clube, de Poxoréu

Inativo e em ruínas o Diamante Clube, de Poxoréu (260 quilômetros a Sudeste de Cuiabá) será revitalizado e devolvido à sociedade poxoreana, graças a um movimento organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico local, apoiado por cidadãos nascidos naquele município e que residem em Cuiabá, e que recebeu aportes da prefeitura e de emendas parlamentares..

A reforma começou em 2020, foi prejudicada pelo período da pandemia da covid-19 e retomada. A expectativa do presidente da comissão da revitalização, professor Gaudêncio Amorim, é que em até 40 dias o Diamante ressurja em nova roupagem.

Inaugurado em 17 de fevereiro de 1955 o Diamante Clube Sociedade Recreativa abriu seu salário para o carnaval daquele ano, quando a cidade vivia a opulência do ciclo do diamante, mas com o fim do garimpo e o consequente declínio da economia poxoreana, o clube não resistiu.

Está inativo há duas décadas. O telhado ruiu, o mobiliário sumiu, a rede elétrica desapareceu, as janelas e portas emperraram, mofo tomou conta das paredes e o mato invadiu o quintal. "Virou cenário desalentador", observa Gaudêncio.


Trio Irakitan, Demônios da Garoa, Banda Tabajara, Waldick Soriano, Sula Miranda, Cauby Peixoto, Pedro Bento & Zé da Estrada, Pena Branca & Xavantinho, Altemar Dutra e outros grandes nomes da música brasileira passaram pelo palco do Diamante, que também prestigiou artistas locais, a exemplo da Banda Marinho e Seus Beats Boys, de Rondonópolis. O clube também era ambiente para recepcionar convidados de casamentos de filhos de famílias ilustres do lugar e local para importantes solenidades políticas.

A sociedade poxoreana tem origem garimpeira. Durante décadas praticamente isolada do país por falta de rodovia pavimentada, Poxoréu precisa de um local de diversão, sobretudo para milhares de garimpeiros, que se caracterizam pelo espírito festivo. O preço do ingresso, da mesa e da bebida não era problema para o garimpeiro endinheirado, o que garantia a contratação de grandes nomes. Sem o diamante a crise abalou a cidade e o clube não resistiu.


Além dos integrantes da comissão de revitalização residentes em Poxoréu e membros do Instituto Histórico e Geográfico, participam da mesma, componentes da entidade Filhos e Amigos Distantes de Poxoréu radicados em Cuiabá, a exemplo do coronel da reserva da Polícia Militar, César Cardoso Pereira; o bioquímico Gerolino Lopes Aquino, fundador do Laboratório Carlos Chagas; a veterinária Maria Auxiliadora Rocha Diniz, ex-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea); e o professor da Unic Marcelo dos Santos Diniz.


O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, alocou recursos do município para a obra; e a revitalização conta com aportes de emendas parlamentares dos senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União) e dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Janaína Riva (MDB).


Gaudêncio Amorim revela que a programação para a reinauguração está pronta, mas que não a divulga, pois, a data permanece em aberto e depende da evolução da obra, mas assegura que o baile de gala da volta do Diamante "não ficará nada a dever aos grandes bailes do passado".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106182/visualizar/