Morre raposinha-do-campo que vivia no Parque das Águas; vídeo O corpo do animal estava caído na pista; caso aconteceu na noite de segunda-feira (10)
Pouco mais de um mês depois de ser vista frequentando o Parque das Águas, em Cuiabá, uma raposinha-do-campo foi encontrada morta na noite de segunda-feira (10) na avenida Dr. Hélio Ribeiro, em frente à unidade de conservação.
Um vídeo feito pela reportagem do MidiaNews mostra o momento em que o animal foi resgatado por um homem que passava pelo local.
Ele viu o animal caído na pista, sem reação, e o carregou até a calçada, onde realizou massagem cardíaca e até respiração boca-a-boca, porém a raposinha já estava morta.
Ainda não se sabe se o animal foi atropelado ou se morreu em decorrência de algum fenômeno natural, mas na filmagem é possível ver um ferimento na região abdominal.
Sem proteção
Quando o animal começou a ser avistado pelo parque, há mais de um mês, a reportagem entrou em contato com a Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos), que faz a gestão do local para saber quais ações o órgão estaria planejando para preservar a vida do animal, porém não houve retorno.
Caso reincidente
No início de março deste ano, a raposa-do-campo começou a frequentar o parque junto de outra companheira, em casal. Pouco tempo depois, um dos animais morreu atropelado na região do Paiaguás.
A raposa-do-campo é um canídeo que vive somente no cerrado brasileiro, e atualmente é tida como uma espécie vulnerável, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e considerada pela IUCN (International Union for Conservation o Nature) como uma espécie quase ameaçada.
Essa espécie é monogâmica, ou seja, tem apenas um parceiro durante a vida toda. Sua alimentação é onívora, o que significa que se alimentam de insetos e pequenos vertebrados, sendo a maior parte da dieta composta por cupins e também frutos.
Veja o vídeo abaixo:
Comentários