Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 16 de Agosto de 2013 às 09:14

    Imprimir


A Cemat investirá R$ 6,2 milhões na substituição de 7.500 geladeiras e 22.500 lâmpadas pelo Programa Luz em Conta, até fevereiro de 2014. As entregas começaram no início de agosto e já beneficiaram os municípios de Campo Novo do Parecis, Aripuanã, Alto Taquari e Mirassol D’Oeste. Ainda esta semana, 70 moradores de Alto Garças e de São José dos Quatro Marcos serão atendidos pelo projeto. Com objetivo de ajudar famílias de baixa renda a economizar energia elétrica, a Cemat substitui geladeiras e lâmpadas antigas e com alto consumo de energia por equipamentos novos e eficientes. As famílias selecionadas recebem uma geladeira de 261 litros e lâmpadas de 20 watts. Essa troca possibilita reduzir consideravelmente o consumo e o valor da fatura de energia dos beneficiados.

O Luz em Conta é um programa de eficiência energética pioneiro da Cemat, criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007. “Até a edição anterior, concluída em 2012, o projeto já havia substituído quase 25 mil geladeiras e pouco mais de 81 mil lâmpadas, com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões”, revela o coordenador de Mercado, Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento da Cemat, Wagner Gentil. A previsão é de, nesta etapa, o programa contemple todos os municípios de Mato Grosso.

Para participar, o consumidor deve ser cadastrado na Tarifa Social de energia elétrica, estar regular junto à empresa e ter uma geladeira antiga. A seleção das famílias a serem contempladas está sendo feita em parceria com as prefeituras. Em todas as cidades, equipes têm realizado pesquisas para encontrar clientes que se enquadrem nos critérios de participação. Apenas em Cuiabá e Várzea Grande as entrevistas com a população estão sendo feitas por uma empresa do ramo de pesquisas.

De acordo com Wagner Gentil, o Luz em Conta é um programa de grande alcance social já que, além de proporcionar economia na conta de luz, busca mostrar a importância de ações de combate ao desperdício de energia. Ao trocar geladeiras e lâmpadas, a Cemat entrega cartilhas com orientações sobre o uso racional da energia elétrica e dicas de economia de fácil aplicação no dia-a-dia. Além disso, é um programa de considerável ganho ambiental, pois descarta corretamente os equipamentos antigos retirados do mercado. “As geladeiras e lâmpadas antigas são enviadas para uma empresa de reciclagem, que fica responsável por dar um destino correto aos equipamentos”, conta o coordenador, acrescentando que a reciclagem das geladeiras exige cuidado por conta do clorofluorcarbono (CFC) contido nos aparelhos.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10601/visualizar/