O ciclo de palestras, realizado na sede do CNMP foi aberto pelo Ministro do Esporte Aldo Rebelo
Ministério Público de Contas participa de seminário do CNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realiza hoje, em Brasília, o 3º Seminário do Fórum Nacional de Articulação do MP na Copa do Mundo. O Procurador-geral de Contas William de Almeida Brito Júnior participa do evento representando o Ministério Público de Contas de Mato Grosso.
O ciclo de palestras, realizado na sede do CNMP foi aberto pelo Ministro do Esporte Aldo Rebelo. Promotores, procuradores e especialistas se reuniram para debater temas como as manifestações sociais durante a Copa e a atuação da polícia, a remoção de famílias para a realização das obras, a fiscalização de gastos públicos e a garantia dos direitos dos torcedores e consumidores.
O Procurador-geral do MPC-MT explica que o convite para participar do evento partiu do Conselheiro do CNMP Fabiano Silveira. "Essa troca de informações e experiências vai ajudar na fiscalização das ações relativas a Copa do Mundo. Juntos, todos vamos poder atuar na busca de transparência e respeito à legislação, como acessibilidade, segurança, mobilidade, entre outros."
O Seminário
O seminário é uma oportunidade para as instituições membros do Conselho Nacional do Ministério Público terem contato com diferentes abordagens a respeito e afinar a atuação na Copa do Mundo, em consonância com os anseios da sociedade.
O III Seminário começou com a palestra "Manifestações sociais e Copa do Mundo de 2014", proferida pelo Pós-Doutor em Antropologia Social pela UFRJ e em Sociologia pela University of Manchester Edison Gastaldo.
Em seguida, os promotores de Justiça Alberto Flores Camargo, Décio Luiz Alonso Gomes e Paulo Roberto Mello falaram sobre as manifestações sociais e a atuação da Polícia durante a Copa. Para fechar a manhã, o promotor de Justiça Roberto Carlos Silva palestrou sobre a aquisição de ingressos e de camarotes pelo poder público.
Durante a tarde a programação traz Procuradores da República, Promotores de Justiça e o presidente da AMPCON Diogo Ringenberg (Associação Nacional do Ministério Público de Contas) e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Distrito Federal Demóstenes Três Albuquerque.
O Fórum
O Fórum Nacional de Articulação das Ações do Ministério Público na Copa do Mundo é um espaço institucional que visa a troca de experiências e de informações entre os vários ramos do Ministério Público com o objetivo de aprimorar, coordenar e otimizar a fiscalização de obras, serviços e outros empreendimentos públicos voltados para a realização do evento no Brasil. Tem a intenção ainda de estudar e conceber ações para garantir os direitos do consumidor e do torcedor.
Comentários