Botelho já rejeitou pedidos de Maluf e Pinheiro
Atual primeiro-vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) informou que já rejeitou composições com os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PMDB) para a eleição da mesa diretora.
“Tanto o Emanuel Pinheiro quanto o Guilherme Maluf me ofereceram a primeira secretaria. Eu rejeitei porque não abandono a ideia de ser candidato a presidente do Legislativo. Esse é um projeto político o qual eu não abandono”, revelou.
Questionado se acredita que as conversas de Guilherme Maluf com Emanuel Pinheiro tenham o propósito de impedir sua ascensão na disputa ao Legislativo, Botelho avalia que diálogos para composição fazem parte de um processo político.
Com atuação na primeira vice-presidência da Mesa, Botelho havia firmado um acordo com Maluf para ser o próximo a comandar o parlamento, mas este acordo foi quebrado após Maluf anunciar sua disposição para encarar a reeleição.
“É uma movimentação normal deles. Isso faz parte do processo democrático”, disse.
Botelho revelou ainda que já contabiliza 10 votos a seu favor para a eleição da mesa diretora que será realizada no dia 6 de setembro.
O apoio viria da bancada do PSD, composta pelos Gilmar Fabris, Pedro Satélite, Nininho, Zé Domingos Fraga, Wagner Ramos e Leonardo Albuquerque. E ainda do PSB dos deputados Mauro Savi, Oscar Bezerra e Max Russi.
Botelho ainda negou veementemente que o governador Pedro Taques (PSDB) esteja agindo em seu favor nos bastidores e assegura que jamais manteve qualquer conversa com o Executivo neste sentido.
“Nunca tive uma conversa com o governador Pedro Taques para tratar disso. O governador falou que espera apenas que seja um deputado da base".
Um grupo de parlamentares considerado decisivo para a eleição da Mesa é o chamado bloco independente, composto pelos Sebastião Rezende (PSC), José Carlos do Pátio (SD), Wancley Carvalho (PV) e Pery Taborelli (PSC). O grupo ainda não definiu pelo apoio de nenhum dos candidatos.
Esse grupo de deputados estaduais prega que a Assembleia Legislativa não atue com subserviência ao Poder Executivo, mantendo também meta de transparência na gestão e tentativa de recuperar a credibilidade desgastada do Poder Legislativo.
Além da presidência, a mesa diretora do Legislativo é composta pelo primeiro-vice-presidente, segundo-vice-presidente, primeiro- secretário, segundo-secretário e terceiro e quarto secretários. (RC)
Comentários