Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 01 de Julho de 2016 às 14:37
Por: Ronaldo Pacheco/Folha Max

    Imprimir


Passada a refrega da Reposição Geral Anual (RGA) aprovada pela Assembleia Legislativa de mato Grosso, o governador José Pedro Taques (PSDB) encerrou a incógnita sobre a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Ele convocou o então secretário Gustavo de Oliveira, do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), para ser titular da Seplan, com nomeação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) eletrônico. A saída de Gustavo reforça a tese de que o GAE será extinto por Pedro Taques, na próxima reforma administrativa, que também deve extinguir o Gabinete de Desenvolvimento Regional.

Após a saída de Marco Aurélio Marrafon para a Secretaria de Estado de Educação e Cultura, o gestor governamental José Bussiki Figueiredo passou a ocupar a pasta, interinamente. Por ser coordenador da Câmara Fiscal, entidade técnica formada por servidores de carreira e responsável por estudos econômicos e financeiros, inclusive sobre a viabilidade da RGA, Bussiki foi mantido no cargo até encerrar a questão salarial. Cunhado do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), líder do governo na Assembleia, Bussiki Figueiredo volta a ser secretário executivo da Seplan, cargo que ocupava antes.


E, já nomeado, nesta sexta-feira, Gustavo de Oliveira cumpre agenda na Seplan para dar continuidade às atividades da pasta, notadamente em discussões sobre o orçamento estadual e seus desafios no atual cenário de crise fiscal pela qual passam os estados brasileiros. É certo que ele e o secretário de Fazenda, Seneri Paludo, se reunirão com as equipes técnicas das duas unidades para revisar o planejamento de despesas do Estado para o segundo semestre.

O secretário adjunto de Captação e Monitoramento do GAE, Vinícius Saragiotto, passa a responder interinamente pelo Gabinete.

Gustavo de Oliveira é empresário, amigo do prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, que o indicou no começo do governo Taques. Ele é do natural do Rio de Janeiro (RJ), graduado em Engenharia Civil com especializações em Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Administração de Empresas pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), e Fusões e Aquisições de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (Insper/SP).

Atualmente, é diretor da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), desde 2006, e atualmente é o primeiro vice-presidente da instituição. Presidiu o Conselho Econômico e Tributário da Fiemt, de 2007 a 2014, e o Sindicato das Indústrias de Calcário do Estado.

Empresário do setor de mineração e transporte, Oliveira é conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), representando as Atividades Industriais em Mato Grosso; e do Banco de Desenvolvimento MT Fomento. Também é membro do Conselho Consultivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). Desde janeiro de 2015 respondia pelo cargo de secretário de Assuntos Estratégicos de Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105210/visualizar/