Incêndio em parque turístico de MT é controlado pelos bombeiros Incêndio foi controlado mas ainda existem pequenos focos de incêndio. Parque Gruta da Lagoa Azul atrai turistas para mergulhos em cavernas.
Incêndio atinge Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, em Nobres (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)
O incêndio que atingia parte do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, na região de Nobres, a 151 km de Cuiabá, foi controlado pelos bombeiros nesta sexta-feira (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, ainda existem pequenos focos de incêndio e fumaça em algumas áreas do parque. A previsão é que o incêndio seja totalmente extinto ainda neste sábado (22).
Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), o fogo, que seria criminoso, foi identificado na quarta-feira (19).
“Conseguimos controlar o incêndio nesta sexta-feira. Foi difícil porque a frente do fogo era grande, uns 10 km [de extensão]. Não sabemos ainda o tamanho da área afetada, mas foi uma das maiores que trabalhamos”, disse ao G1 o comandante do Batalhão de Emergências Especiais (BEA), tenente-coronel Paulo André Barroso.
Durante o combate os bombeiros usaram uma aeronave para despejar água na área afetada do parque. Mesmo após esse ‘alívio’ no controle do incêndio, uma equipe de 11 militares ainda continua neste sábado no combate aos pequenos focos de fogo no parque. Já a aeronave retornou para a capital mato-grossense.
A preocupação dos bombeiros era evitar que o fogo atingisse moradores que vivem perto do parque e também impedir que as chamas alcançassem uma estação de água que abastece a região. O tamanho da área afetada ainda está sendo calculado e deve ser divulgado na próxima semana.
O parque
O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (Pegla) está localizado no município de Nobres, no Assentamento Rural Coqueiral/Quebó, na região Médio-Norte do Estado. Com mais de 12 mil hectares, o local é considerado um santuário ecológico que recebe todos os dias centenas de turistas que estão à procura de mergulhos em cavernas.
Comentários