Estado deve colher acima de 18 milhões de toneladas, segundo Imea. Produtividade segue na casa de 103 sacas por hectare, segundo instituto.
Produtores de Mato Grosso finalizam a colheita do milho
Já na reta final, a colheita do milho segunda safra 12/13 em Mato Grosso chegou aos 95,4% da área nesta quinta-feira (15). Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no mesmo período do ano passado praticamente todo o cereal já havia sido retirado de campo.
Das sete regiões existentes em Mato Grosso, a médio-norte com a maior área plantada é quem também lidera o ranking da colheita estadual tendo 97,9% de áreas limpas. Já a centro-sul é menos adiantada com 90,5% colhidos..
Por conta da alta produtividade no campo o Imea revisou a previsão de safra para esta temporada. “A nova expectativa é que com a produtividade média por hectare chegue a 103 sacas/ha. Com isso, o volume colhido no estado deve alcançar 18,7 milhões de toneladas”, afirma o analista Ângelo Ozelame.
Em relação ao levantamento anterior, a diferença é de 9,3%, considerando uma produção estimada em 17,1 milhões de toneladas.“Comparado com o ano passado esta previsão é 20% maior. E levando em conta os últimos cinco anos o crescimento chega a ser 120%”, lembra o analista.
Na lista de cidades produtoras de milho em Mato Grosso, o município de Sorriso, ao norte do estado, detém o maior volume, de 509,3 mil toneladas. Os produtores da região praticamente finalizaram o processo da colheita.
Comentários