Incêndio destrói fazendas e área de cerrado em Deciolândia
O incêndio foi registrado nesta 5ª-feira (06) e atingiu área vasta de cerrado na região da Serra da MT 480. O fogo iniciou em plantações de milho que foram totalmente destruídas em quatro fazendas.
A reportagem da Rádio Pioneira esteve no local e registrou pegadas de animais silvestres que fugiam da região. O corpo de bombeiros esteve presente e coordenou o trabalho de combate às chamas nas propriedades rurais, onde os fazendeiros mantém brigadas com pessoal treinado e equipamento para combate ao fogo. Fazendeiros lamentaram os altos prejuízos registrados com a destruição das lavouras, boa parte ainda a ser colhida.
“Foi um incêndio em algumas plantações de milho. Uma guarnição deslocou para lá para orientar os fazendeiros, tendo em vista eles já terem conhecimento e terem maquinário como tratores e caminhões pipas que facilitam o combate. Mas a intensidade e a extensão era tão grande que foi difícil o combate e uma área grande de terras foi queimada”, explicou o bombeiro Sargento Emanuel.
Segundo ele, a solicitação para os bombeiros entrou por volta de 12h40min. A guarnição permaneceu no local até o início da noite. “Em uma das ligações o solicitante informou que foram queimadas quatro fazendas. A extensão foi grande até tendo em vista a quantidade de fumaça. Tivemos inúmeras ligações da comunidade de Tangará da Serra dizendo que avistavam a fumaça. Orientamos então que o foco de incêndio era em área afastada, mas a fumaça atingiu além de Tangará da Serra também outras cidades”, relatou o bombeiro.
Segundo ele, o agente ambiental Bradock informou que em Nova Olímpia foi registrada dificuldade de visibilidade na rodovia em virtude da fumaça.
Sobre a origem do incêndio ainda não há informações de acordo com o Sargento Emanuel.
Fotos:Gilvan Melo/Rádio Pioneira
Comentários