Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cerca de 300 redes 4G estarão ativas até o fim do ano
Atualmente existem cerca de 200 redes 4G ativas em todo o mundo, espalhadas por 78 países diferentes, e até o final deste ano, mais 100 devem começar a operar, de acordo com estimativa da associação 4G Américas. O Presidente da empresa, Chris Pearson, conta que as primeiras redes 4G – também chamadas de LTE – foram inauguradas em dezembro de 2009 na Noruega e na Suécia, pela operadora Telia Sonera, e desde então o serviço vem crescendo constantemente.
A associação ainda divulgou dados específicos da América Latina, onde, segundo ela, existem 25 redes de internet móvel 4G, espalhadas por doze diferentes países: Antígua & Barbuda, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, México, Paraguai, Porto Rico, Uruguai, Ilhas Virgens e Venezuela – não foi especificado quantas redes existem em cada país.
A 4G Américas também informou no relatório divulgado que existem apenas duas redes do LTE-Advanced – ou 4G evoluído –, sendo que ambas estão na Coreia do Sul, e começaram a ser comercializadas em junho e julho deste ano, pelas operadoras móveis SK Telecom e LG U+, respectivamente – o país asiático é o que tem a internet banda larga mais veloz do mundo. Até o fim de 2013, a expectativa é de que sejam ativadas mais quatro redes da categoria.
Pearson ainda explica que um dos motivos da evolução das redes do 4G evoluído é a agregação de portadoras HSPA+ e LTE. “A agregação de portadores é um dos recursos muito procurados entre as operadoras que adotaram a LTE-Advanced, porque possui a capacidade de combinar ativos de espectro diferentes e subutilizados para aumentar a capacidade de transmissão de dados das operadoras móveis”, afirma o Presidente da 4G Américas.
4G no Brasil
Hoje a qualidade da rede 4G no Brasil não é muito boa, pois enquanto o Diretor da Área de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, considera que “o país está mais pronto para receber o 4G do que estava para o 3G”, o Presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, informou que as redes ainda são deficitárias e cobrem apenas metade das cidades em que estão presentes.
Fonte:
Badoo
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10429/visualizar/
Comentários