Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 09 de Julho de 2015 às 13:59

    Imprimir


Lixo retirado de ribeirão continha pneus e móveis (Foto: Assessoria/TJMT)

Lixo retirado de ribeirão continha pneus e móveis (Foto: Assessoria/TJMT)

Trezentas toneladas de lixo foram retiradas do Ribeirão Arareau em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, no último sábado (4). A limpeza foi realizada por um mutirão com mais de 400 pessoas voluntárias de 32 entidades no principal afluente do Rio Vermelho, o maior da cidade. A iniciativa faz parte do projeto socioambiental “O Rio é Nosso” realizado pelo Juizado Volante Ambiental da comarca (Juvam) e pelo Ministério Público do Estado.

O Ribeirão Arareau tem 72 km de extensão e o mutirão, ao todo, atingiu nove trechos, iniciando na José Barriga no bairro Jardim Paulista até o encontro das águas - na desembocadura do Arareau no rio Vermelho, na ponte da Avenida Francisco Goulart, na região central.

De acordo com informações do Juvam, no lixo recolhido havia sofás, máquinas de lavar, geladeiras, bicicletas, garrafas pets, pneus e outros materiais que poluem o meio ambiente. Os itens foram recolhidos, acondicionados em sacos e depositados em caçambas, para serem encaminhados ao lixão na Mata Grande. Ao todo, foram 13 caçambas com lixo, distribuídas em pontos estratégicos dos trechos de limpeza.

O Ribeirão tem suas principais nascentes na Serra do Café, que fina no limite entre Rondonópolis e Poxoréu. Um estudo feito pela Prefeitura de Rondonópolis em 1995 mostrou que a ocupação da Bacia Hidrográfica do Arareau foi feita de forma desordenada. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, a participação da própria população no tratamento dessa área é fundamental.

"Pela legislação brasileira, o dever de proteger e cuidar do meio ambiente é do Estado, porém a responsabilidade é de toda a sociedade civil organizada, por isso estamos somando forças porque o rio é de todos nós", afirma o secretário.

Segundo a juíza Milene Beltramini, da Terceira Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, as ações do projeto que visam revitalizar o Ribeirão terão continuidade. “Todas as ações que visem o bem do Arareau serão bem-vindas no Juvam e os projetos apresentados serão acolhidos. Todas as informações necessárias quanto ao Arareau também serão bem-vindas, até para que nós possamos fazer dessa iniciativa um projeto ainda maior”.

Paralelo ao mutirão de limpeza, foi realizado um “pit stop” educativo por acadêmicos, alunos da rede pública estadual e do Programa Educacional Agente Ambiental Mirim (Proem), alertando sobre uso consciente da água.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/104194/visualizar/