Cuidados com a higiene da barba Barba, assim como o cabelo, precisa de cuidados. Ficar passando a mão na barba pode aumentar a oleosidade.
Ela não é unanimidade, mas é só andar pelas ruas que você percebe que muita gente usa. Tem quem adore barba, mas também gente que odeia por achar que não é higiênico. Mas será que a barba fica suja de ficarmos passando a mão nela? Na hora de lavar, tem usar shampoo?
O Bem Estar desta segunda-feira (6) analisou algumas barbas para descobrir o que se esconde no meio dos pelos. Para falar sobre o assunto, convidamos o nosso consultor e infectologista Caio Rosenthal e a dermatologista Anelise Ghideti.
A barba precisa de cuidados, isso porque ela adere mais sujeira do ar, da comida, da bebida, do respingo do espirro e a sujeira da mão. Estamos acostumados a lavar as mãos após ir ao banheiro, antes das refeições, mas a barba costuma ser lavada apenas na hora do banho.
Passar a mão na barba também não é bom. Nossas mãos têm glândulas que produzem sebo para lubrifica-las. Se a gente ficar passando a mão toda hora na barba ou no cabelo, essa oleosidade passa. E oleosidade em excesso pode dar caspa. De acordo com a dermatologista Anelise, é comum caspa na barba e o tratamento deve ser feito com produtos específicos.
E na hora de tirar a barba, o que você passa? Nada de se barbear a seco. Isso traumatiza mais a pele e o pelo pode encravar. Higienize sempre as lâminas, pois elas podem acumular fungos. O ideal é trocar pelo menos uma vez por mês. Antes de se barbear, use um sabote antisséptico para diminuir as bactérias.
Comentários