Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 22 de Junho de 2015 às 22:39

    Imprimir


Diamantino recebeu Certificados pela destinação de forma ambiental e socialmente correta, de acordo com a Lei Federal Nº 12.305/2010 devido ao desempenho durante o Mutirão de Descarte do Material Eletrônico.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Públicos realizou o Mutirão proporcionando destinação ecologicamente correta aos materiais recolhidos durante a primeira etapa da campanha que finalizou no dia 15 de abril.

As cargas de cerca de três caminhões com materiais eletrônicos inservíveis foram recicladas preservando o meio ambiente. “Caso não sejam descartados corretamente esses resíduos podem contaminar o solo e o lençol freático, pois trazem mais de 60 tipos diferentes de substâncias, muitas delas tóxicas e, portanto, nocivas à saúde das pessoas”, afirmou o prefeito Juviano Lincoln.

A política de reciclagem promovida pelo Governo Municipal visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização, e contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. “Estamos com a operação ‘Cidade Nossa, Cidade Limpa’ que age em diversas frentes para trabalhar no embelezamento de Diamantino, com esse intuito realizamos também o Mutirão de Descarte do Material Eletrônico, atingindo nossa responsabilidade socioambiental”, explicou o prefeito.

De acordo com a empresa EcoDescarte, os computadores, placas eletrônicas, monitores, notebooks, impressoras, nobreaks, modens, aparelhos de fax, pilhas, celulares antigos, ou qualquer outro material movido a energia elétrica ou bateria, em desuso numa residência, escritório ou empresa, pode ser considerado lixo eletrônico e, portanto, deve ser descartado da forma correta, para não provocar danos ao meio ambiente.

Para mensurar a necessidade do descarte correto, estudo encomendado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) revela que a quantidade de lixo eletrônico produzida no Brasil, considerando-se os eletrônicos de grande e pequeno porte, chegou a 918 mil toneladas em 2013.

Fique sabendo:

O resíduo eletrônico se for descartado de maneira inadequada, torna-se um sério problema para o meio ambiente, pois possui em sua composição metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contamina o lençol freático e se for incinerado libera toxinas perigosas.

Depois de coletado, o "lixo digital" passa por um processo de manufatura reversa, onde é desmontado e cada material retirado é classificado. As substâncias tóxicas devem ser neutralizadas, utilizando-se diversos processos químicos.





Fonte: Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/103601/visualizar/