Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quarta - 17 de Junho de 2015 às 18:16

    Imprimir


Uma cobra píton do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” precisou passar por um procedimento cirúrgico para retirar 20 ovos que ficaram "entalados", no hospital veterinário de uma universidade particular, em Sorocaba (SP). O animal, que tem cinco metros de comprimento, ficou cerca de três horas na mesa de cirurgia. Segundo os veterinários, o réptil já voltou ao zoológico da cidade e se recupera bem.

A responsável pela Seção de Biologia e Veterinária do Zoológico de Sorocaba, Cecília Pessuti, conta que no dia 27 de maio a equipe precisou agilizar o procedimento. “Dois ovos tinham cascas rugosas e descalcificadas, o que demonstrava deformidade anatômica”, diz Cecília, que completa explicando que essa deformidade impedia a saída dos ovos de maneira natural.

De acordo com o veterinário do zoo e um dos responsáveis pela cirurgia, André Costa, esse tipo de procedimento não é muito comum. "Identificamos que ela não conseguia colocar os ovos e, caso não passasse pelo procedimento, ela corria o risco de morrer", afirma.

Cobra passou por ultrassom durante a cirurgia (Foto: Reprodução/TV TEM)Cobra passou por ultrassom durante a cirurgia
em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Ao todo, cinco médicos veterinários participaram da cirurgia. “Foi preciso levar o animal para a universidade porque no centro cirúrgico do local existe estrutura, fármacos e profissionais. Essa parceria entre o zoológico e a instituição favorece principalmente o manejo dos animais em cativeiro”, relata Cecília.

O trabalho também foi acompanhado por alunos da instituição."Foi uma experiência incrível ver pela primeira vez algo do tipo. Para quem quer seguir esse caminho, é inspirador", comenta a aluna de medicina veterinária, Natália Todesco. Para o procedimento delicado e urgente, a serpente teve que ser anestesiada e entubada, para que assim fosse feito o exame ultrassonográfico para confirmação da posição dos ovos.

Python reticulatus
A espécie habita as florestas tropicais úmidas da Indochina, Indonésia, Filipinas e põe entre 25 e 80 ovos, que ficam incubados por 90 dias. Já a píton de Sorocaba pode ser considerada uma "senhora" pois, a cobra está no zoológico há mais de 20 anos, informou a equipe de veterinários. “A cirurgia foi às pressas, mas ela passa bem e todos os dias um médico confere o estado de saúde do animal”, conclui Cecília.

Cobra de zoológico que passou por cirurgia tem cinco metros de extensão (Foto: Reprodução TV TEM)Cobra de zoológico que passou por cirurgia tem cinco metros de extensão (Foto: Reprodução TV TEM)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/103356/visualizar/