Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 16 de Junho de 2015 às 15:31

    Imprimir


O prefeito municipal, Cristovão Masson decretou luto oficial de três dias pela morte do empresário e fundador das Usinas Itamarati, Olacyr Francisco de Moraes, ocorrido na madrugada de terça-feira, (16), em São Paulo. Ele tinha 84 e lutava contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014.

Pelo Decreto Municipal 037/2015, o município de Nova Olímpia está em Luto Oficial nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2015, em função do falecimento do empresário Senhor Olacyr Francisco de Moraes.

Cristovão lamentou a morte de Olacyr, destacando que o Brasil perde um grande homem. “Não há dúvidas que foi uma das figuras mais importantes do cenário empresarial deste país, e Nova Olímpia foi agraciada com a sua visão empreendedora com a implantação das Usinas Itamarati em nosso município, gerando empregos para milhares de famílias e riquezas para todo o Brasil”, disse o prefeito.

“Decretei luto oficial por três dias em nossa cidade, embora nenhum ato oficial possa ser capaz de compensar tamanha perda, ou render homenagem proporcional ao muito que o homem, Olacyr de Moraes, fez por Nova Olímpia”, destacou Cristovão.

LUTO OFICIAL - O luto oficial é uma forma de manifestação de tristeza e de reconhecimento dos serviços prestados pelo empresário Olacyr de Moraes ao Município. Durante o luto oficial, em todas as repartições públicas, a bandeira deverá ser hasteada a meio mastro.

OLACYR DE MORAES - Conhecido como 'O Rei da Soja' ao se tornar o maior produtor mundial do grão no mundo. Durante sua carreira chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios. Atualmente, ele era dono de importantes jazidas de minérios raros na Bahia, Piauí e São Paulo.

Olacyr de Moraes foi um dos maiores empreendedores do Brasil, desbravador e visionário, apostou no potencial agrícola do centro-oeste brasileiro investindo na pesquisa e produção de grãos e algodão em uma época em que poucos acreditavam que o solo dessa região fosse receptivo a essas culturas.

Olacyr Francisco de Moraes nasceu em Itápolis, no interior de São Paulo, em 1º de abril de 1931, mas aos 8 anos veio morar na capital paulista. Ele era filho de um pequeno empresário que atuava no transporte de cargas. Aos 19 anos, junto com o pai e o irmão, ele começou a carreira de empresário investindo em caminhões. Em pouco tempo, além de transportar pedras para Prefeitura, ele passou a prestar serviços para a administração municipal atuando na pavimentação das ruas.

Em 1957, ele criou com o irmão a empresa Construção e Transportes Constran Ltda, que atuou na área de engenharia pesada. O sucesso da empresa permitiu ao empresário diversificar seus investimentos: setor bancário, criação e a engorda de gado e, finalmente, no cultivo da soja.

Olacyr passou a diversificar os negócios, investiu em cana-de-açúcar, ferrovias e hidrelétricas. Criou também o banco Itamarati e a empreiteira Constran.

Quando estava no auge, ainda nos anos 90, entrou na lista dos 200 homens mais ricos do planeta da revista Forbes, com um patrimônio estimado em US$ 1,2 bilhão.

LUTA CONTRA O CÂNCER - Aos 82 anos de idade, Olacyr descobriu que estava com câncer no pâncreas. O tumor foi retirado e o empresário chegou a fazer radioterapia e quimioterapia. A doença, no entanto, não foi totalmente curada.

Com o tempo, Olacyr não conseguia tomar muitas medicações, já que tinha diabetes, infecções e sangramentos intestinais. Tais doenças também atrapalhavam o tratamento contra o câncer e o estado nutricional. Nos últimos meses, o empresário passou a postar várias frases sobre a sua luta contra o câncer.

Veja frases famosas do empresário:

"Quando comecei a trabalhar, tinha muito capital para investir: minha cabeça, meus braços e minha vontade de trabalhar."

"A idade está na cabeça e não no corpo. Consulte a veracidade desta afirmação, ouvindo um jovem senhor de 90 anos."

"É preciso que o indivíduo diga: eu quero fazer, eu vou ter sucesso, vou lutar, vou conseguir, e comece a enfrentar as dificuldades, que são imensas, porque se não fosse assim, seria muito simples."

"Sorte é reconhecer as boas oportunidades e saber aproveitá-las."

Íntegra da nota postada no facebook de Olacyr

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do empresário Olacyr de Moraes, 84 anos, na manhã desta terça-feira, 16 de Junho de 2015, às 3:40 horas da manhã na cidade de São Paulo. Olacyr lutou bravamente contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014 mas acabou sucumbindo à doença.

Olacyr de Moraes foi um dos maiores empreendedores do Brasil, desbravador e visionário, apostou no potencial agrícola do centro-oeste brasileiro investindo na pesquisa e produção de grãos e algodão em uma época em que poucos acreditavam que o solo dessa região fosse receptivo à essas culturas. O resultado de seu empenho fez com que ele ganhasse o apelido de 'O Rei da Soja' por se tornar o maior produtor mundial desse grão no mundo e ajudando a elevar o Brasil à posição de

um dos maiores produtores agrícolas do planeta. Durante sua carreira chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios.

Todos sentiremos muitas saudades.
DECRETO MUNICIPAL Nº 037 DE 16 DE JUNHO DE 2015

“QUE DISPOE SOBRE LUTO OFICIAL NO MUNICIPIO.”CRISTÓVÃO MASSON, PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA OLÍMPIA, ESTADO DE MATO GROSSO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS:

DECRETA:

Art. 1º Fica decretado Luto Oficial no município de Nova Olímpia-MT, nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2015, em função do falecimento do empresário Senhor OlacyrFrancisco de Moraes.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3ºRevogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de NovaOlímpia-MT, aos 16 dias do mês de junho de 2015.

CRISTÓVÃO MASSON

PrefeitoMunicipal

Registrado e Publicado nesta Secretaria na sua data supra.





Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/103268/visualizar/