Negro, pardo e índio acreditam menos na polícia que branco Confiança do brasileiro nos partidos e nas empresas recuou, mas subiu entre emissoras de TV
Os brasileiros negros, pardos e índios confiam menos na polícia que os brancos: 30% das pessoas do primeiro grupo dizem confiar no Judiciário, enquanto esse percentual sobe para 37% entre os brancos.
Os dados são do IPCLBrasil (Índice de Percepção do Cumprimento das Leis), divulgado nesta sexta-feira (12) pela Escola de Direito de São Paulo da FGV (Fundação Getulio Vargas).
O estudo mostra que a confiança na Justiça brasileira também é menor entre negros, índios e pardos na comparação com os brancos. Entre os primeiros, 22% acreditam na polícia, enquanto o porcentual chega a 27% entre a população branca.
A pesquisa levou em conta entrevistas com 1.650 pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal. O estudo compara o primeiro trimestre de 2015 e o mesmo período de 2014.
Na contramão, a confiança dos negros, pardos e índios no governo federal e no Congresso Nacional é maior que a dos brancos. São 24% de crença no governo e 20% na Câmara e no Senado, contra 18% e 14%, respectivamente, entre os brancos. A coordenadora do estudo da FGV, Luciana Gross Cunha, explica os dados encontrados entre a população negra, parda e índia.
— Essas respostas apontam claramente que negros e pardos confiam mais no Congresso e no governo porque se veem participando do processo, ao contrário do judiciário e da polícia em que, além de ausência de participação, também se sentem alvos.
Brasileiro em geral
Comparando os primeiros três meses deste ano e do ano passado, a confiança do brasileiro no Judiciário diminuiu de 30% para 25% e no governo federal, de 29% em 2014 para 19% em 2015. Também recuou a confiança nos partidos políticos — de 7% para 5% — e nas grandes empresas — de 38% para 37% — na comparação anual.
Se a credibilidade dessas instituições está em baixa entre os brasileiros, as Forças Armadas têm grande apoio da população e a confiança aumentou entre 2014 e 2015. No ano passado, 64% acreditavam na Marinha, no Exército e na Aeronáutica e, agora, esse percentual aumentou para 68%.
As emissoras de televisão também estão em alta entre os brasileiros: em 2014, 31% dos respondentes da pesquisa acreditavam na TV, mas esse porcentual atingiu 34% em 2015.
Quando se considera a amostra completa da pesquisa, a confiança na polícia também teve uma melhora de 2014 para 2015: de 30% para 33%.
Duas instituições mantiveram o mesmo nível de confiança entre 2014 e 2015: Ministério Público (45%) e o Congresso Nacional (15%).
Comentários