Hotéis lutam para sobreviver ao pós-Copa Empresários tentam amenizar o efeito da crise, além de reverter os gastos que tiveram com reformas feitas para a Copa do Mundo
A criatividade dos hoteleiros de Cuiabá tem sido a saída encontrada pelos empresários para amenizar o efeito da crise, além de reverter os gastos que tiveram com reformas voltadas para a recepção de turistas na Copa do Mundo. Um ano após o mundial, os empresários lutam para manter as portas abertas.
Conforme O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares (SHBRS), Eduardo José de Magalhães, o setor investiu muito, mas não obteve retorno. Até o momento o quadro geral não foi revertido, o que preocupa a categoria.
Eduardo aponta ainda que as inúmeras obras inacabadas também prejudicam o setor. “É evidente que está prejudicando todos os setores – e os hotéis que ficam na rota das construções são os mais afetados”, lembrou.
Para ele, a ilusão de fomento do setor em decorrência da Copa do Mundo foi, na verdade, uma “expectativa frustrada”. Magalhães destaca que o atual momento é o mais critico.
“Agora temos que estabelecer metas para atrair nossos clientes novamente, seja com preços promocionais e outras estratégias pensadas”, ressaltou.
Até o momento, segundo o presidente do sindicato, nenhum dos estabelecimentos fechou as portas na Baixada Cuiabana, porém, isso pode ocorrer.
“Há risco de alguns hotéis fecharem as portas, sim. Mas o setor é bastante criativo, e usamos disso para manter os estabelecimentos funcionando”.
Pesquisas mostraram que os hotéis da cidade tiveram lotação em dias de jogo, mas, após isso, o movimento era praticamente nulo. A falta de atrativos turísticos não só na Capital, mas também no seu entorno, foi um dos motivos para a queda do fluxo, disse o presidente.
O empresário e responsável pelo setor de hotéis do sindicato, Luiz Verdun reafirmou que a realidade é essa. Entretanto, só poderá fazer um balanço no final do ano.
“Vamos aguardar até o final do ano para saber como a crise atingiu o setor. Enquanto isso, cada uma faz o que está dentro das possibilidades para reverter a situação”, disse.
Ele lembra que as possibilidades vão desde baixa do preço da diária a promoções com vistas a datas especiais e outros. “O Dia dos Namorados está aí, a estratégia é boa”, brincou.
A atenção para movimentar o setor, segundo Verdun, é focar em eventos. “A captação de eventos traz bastante público, já trabalhamos com isso e temos que melhorar”, disse.
Segundo ele, as ações voltadas à captação de eventos nacionais e até internacionais no Estado devem ser fomentadas com as ações do secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, e com o Convention Bureau, que trabalha justamente para fomentar esse segmento.
Comentários