Reunião será feita na Escola Estadual Presidente Médici em Cuiabá
Profissionais de educação do Estado realizam 1ª assembleia da greve
Os profissionais de educação da rede estadual de ensino realizam nesta segunda-feira (26), às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici em Cuiabá, a 1ª assembleia geral após o início da greve. A reunião da categoria tem como objetivo avaliar o movimento de greve em Mato Grosso desde o dia 12 de agosto, quando teve início a paralisação das atividades nas unidades escolares.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) a adesão à greve supera as expectativas. Das 744 escolas da rede estadual, 79% estão totalmente com as atividades suspensas e 3% parcialmente paralisadas. A maioria das unidades que ainda não aderiram ao movimento grevista estão localizadas na zona rural.
Desde que a greve iniciou, há 15 dias, uma reunião realizada no dia 16 de agosto entre representantes do Sintep/MT e do governo terminou sem avanços significativos. Os secretários de educação e administração apontaram calendário de chamamento dos classificados no último concurso público em 2010. No entanto, o número informado está longe de suprir a quantidade de cargos vagos na rede estadual de ensino.
A pauta de reivindicações da categoria exige:
-Dobra o poder de compra dos educadores
-Realização imediata de concurso público;
-Chamamento dos classificados do último concurso;
-Garantia da hora-atividade para interinos;
-Melhoria na infraestrutura das escolas;
-Aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual;
- Autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.
Comentários