Doutorado em linguística da Unemat é aprovado pela Capes O anúncio da aprovação do terceiro doutorado institucional foi divulgado nesta quinta-feira
A Universidade do Estado de Mato Grosso teve a proposta de doutorado em Linguística aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O anúncio da aprovação do terceiro doutorado institucional foi divulgado nesta quinta-feira (21.05) no portal da Capes.
O doutorado, que será ofertado na Cidade Universitária, em Cáceres, possui três linhas de pesquisa: “Estudo de processos discursivos”, “Estudo de processo de significação” e “Estudo de Processos de Variação Linguística”, todas vinculadas a área de concentração “Estudo de Processos Linguísticos”. O novo programa de pós-graduação possui um quadro docente formado por 15 professores, sendo 12 permanentes e três colaboradores.
A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, comemorou o resultado da análise da proposta do doutorado. Ela lembrou que essa aprovação é a coroação de um esforço e o reconhecimento de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciada na década de 1990.
“Esse é um trabalho que teve início com a especialização, depois com a consultoria na construção do Projeto Parceladas, um mestrado interinstitucional, Plano de Qualificação Institucional, criação do Cepel (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem), instalação do mestrado em Linguística em 2010 e doutorado interinstitucional, chegando agora a aprovação do doutorado institucional. Estamos muito felizes com essa construção coletiva” afirma Ana Di Renzo.
O mestrado e doutorado em Linguística, com conceito 4, na Unemat vem fortalecer o curso de Letras, que é um dos cursos fundadores da Universidade do Estado de Mato Grosso, sendo oferecido desde o início da instituição, ainda quando era Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC).
Comentários