Polícia Civil comemora 173 anos de existência em Mato Grosso Autoridades se reuniram para comemorar a data
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso comemora 173 anos na última terça-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias do Brasil. Ao longo de quase dois séculos de existência no Estado de Mato Grosso, a Polícia Civil se vê num momento histórico, de transformação e ao mesmo tempo de resgate de sua identidade original.
Para muitos profissionais que acompanharam parte dessa evolução é incontestável o reconhecimento constitucional da Polícia Civil e, sobretudo, social, diante das lutas travadas ao longo dos anos, para garantia de direitos e avanços nas classes de delegados, escrivães e investigadores.
O delegado Douglas Turíbio Schutze, com 27 anos de Polícia Civil, viveu alguns dos momentos de transformação da instituição no Estado de Mato Grosso. Ele que ingressou num dos primeiros concursos da Polícia Civil e passou por várias delegacias de polícia no Estado, sabe o que é enfrentar dificuldades territorial, estrutural e falta de efetivo.
“Nossas viaturas eram carros que não tinham condição de trafegabilidade nas muitas estradas de terra. Não tínhamos armamento e manutenção para nossas viaturas. Trabalhei num lugar onde para se buscar o preso, tinha que trazer o preso amarrado com corda dentro de ônibus ou outro meio. Essas condições eram muito difíceis. Tínhamos um meio de comunicação muito falho, que para conseguir falar com Cuiabá levava o dia inteiro”, relembra o delegado.
Para Douglas, que atualmente está como regional de Peixoto do Azevedo, os tempos hoje são outros, com mais acesso a informações, qualificação, e condições melhores para o trabalho policial. “Ainda bem que as coisas mudaram. A Polícia Civil tem se transformado e conseguiu se tornar uma instituição forte e com credibilidade”, analisa Douglas Turíbio.
Comentários