Briga por terras, entre PM e Assentados, vai parar na delegacia O problema, é que a denuncia, registrada na delegacia, diz que alguns policiais estariam tentando intimidar os invasores para deixarem a área
O município de Santa Terezinha ganhou as manchetes, em rede nacional, nesta semana, quando foram divulgadas imagens de uma discussão entre Policiais Militares do estado do Pará e famílias que ocupam uma área rural do município desde 2008. Um processo tramita na justiça deste então, para definir quem tem o direito a posse.
Ao todo 78 famílias foram catalogadas pelos oficiais de justiça na propriedade. O problema, é que a denuncia, registrada na delegacia, diz que alguns policiais estariam tentando intimidar os invasores para deixarem a área. No vídeo um dos posseiros acusa o policial de arquitetar a sua morte. "Você disse que não me mataria, mas iria me apresentar para dois homens que iriam me matar, lembra disso? E você me apresentou para dois pistoleiros", disse o invasor. No vídeo o policial nega a afirmação. Um relatório da Comissão da Pastoral da Terra aponta que o número de pessoas assassinadas no Brasil por conflitos no campo cresceu de 2013 para 2014, passando de 34 para 36. O estado do Pará lidera a lista com nove mortes. Em seguida, está o estado de Mato Grosso com cinco mortes registradas no ano passado.
Comentários