Taques propõe debate sobre escola ciclada e analfabetismo em MT "Precisamos discutir o sistema com profissionais da educação", disse
Combater o analfabetismo, discutir o ensino ciclado e investir em capacitação continuada são metas deste governo para elevar os índices de educação em Mato Grosso. Estes foram os pontos destacados como prioritários pelo governador Pedro Taques (PDT) durante a 1ª edição do evento 'Cresce MT', realizado nesta terça-feira (14), no Cenarium Rural.
O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, busca debater a forma como a educação pode interferir na política e na economia do estado.
Segundo Taques, o tema é de fundamental interesse para esta gestão que fará investimentos em educação, além de trazer para o debate com os professores o tema escola ciclada e implantar um plano de governo para erradicar o analfabetismo.
“Precisamos discutir o sistema de ciclos com os profissionais da educação e também implantar o plano de combate ao analfabetismo. Temos muitos analfabetos na zona rural. O desafio é grande e seu enfrentamento será de fundamental importância para o Estado de Mato Grosso”, afirmou Taques.
Para o secretário adjunto de políticas educacionais, Gilberto Fraga, os investimentos já realizados na educação não trouxeram os resultados esperados, por isso é necessário realizar políticas públicas concretas que garantam ao cidadão o direito à aprendizagem.
“É preciso discutir o sistema de ciclos nas escolas e descobrir porque não está havendo aprendizagem de fato. Estes debates em um evento como este significa que o setor produtivo está de fato querendo discutir a educação”, avaliou.
A primeira palestra do evento ficou a cargo do filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, que conversou com o público sobre como a educação é capaz de transformar a política e a economia de um Estado.
“Que a gente seja capaz de pensar como que um Estado grande como Mato Grosso se eleva quando é capaz de levar mais conhecimento para a população. Para fazer melhor é preciso potencializar a formação. Importante pensar que educação não é só sinônimo de escola. Ela se dá no trabalho, na escola, na família, na mídia, por isso a importância dessa reflexão”.
Comentários