Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 27 de Agosto de 2013 às 17:27

    Imprimir


Ao menos 51,8% dos moradores de Cuiabá, tanto homens quanto mulheres, acima de 18 anos de idade, estão com excesso de peso. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, por meio da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os números referentes à capital acompanham uma tendência nacional e revelam que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com sobrepeso supera mais da metade da população.

 Segundo a pesquisa Vigitel, há sete anos o índice da frequência de pessoas com excesso de peso na capital mato-grossense era de 45%. Entre os homens, a prevalência de excesso de peso é maior do que nas mulheres: 57,7% deles estão nessa situação. Entre as mulheres, o índice é de 46,3%.

 O levantamento coloca a cidade no oitavo lugar do ranking nacional ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, que têm 52% de pessoas com sobrepeso. A capital campeã em excesso de peso foi Campo Grande, com 56% da população nessa situação.

 O índice de obesidade também cresceu nos últimos anos. Conforme a pesquisa, atualmente 19,2% da população de Cuiabá é considerada obesa ao passo que em 2006, o índice era de 13%. O Ministério da Saúde destaca que, apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há uma influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros.

 Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte da população de Mato Grosso. Apenas 22,5% da população, segundo o órgão, ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia.

 Já o consumo excessivo de gordura saturada também é considerado preocupante. Pelo menos, 41,6% da população de Cuiabá não dispensam a carne gordurosa e 58,2% consomem leite integral regularmente. Quando se trata de refrigerante, 31,7% dos mato-grossenses tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana.

 A pesquisa revela também que 34,7% dos moradores da cidade praticam atividade física no tempo livre ou no lazer. Os homens (42,8%) são mais ativos que as mulheres (27,2%).
 





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10174/visualizar/