Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 27 de Março de 2015 às 09:28
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Uma semana depois da Justiça determinar que o Estado adquira o Canabidiol que será utilizada no tratamento do bebê R.C.A, de oito meses, a Secretaria de Saúde anunciou que o processo para aquisição e importação do medicamento terá início nesta sexta-feira (27).


O bebê é a única criança viva no Brasil portadora da Síndrome rara chamada Schinzel-Giedion. Só há três registros da Síndrome no Brasil – no Rio de Janeiro, em Salvador e Mato Grosso - e apenas R.C.A está vivo. São 15 pacientes no mundo.

Essa síndrome é neurodegenerativa e um dos sintomas entre tantos são as convulsões. A criança chega a ter mais de 30 em um só dia.

Recentemente o Brasil liberou a importação e uso do canabidiol para os portadores da síndrome. O medicamento é à base da planta Cannabis sativa, vulgarmente conhecida como maconha, e ajuda no tratamento de alguns problemas de saúde, como ansiedade, insônia, epilepsia, dor neuropática e também crises convulsivas.

De acordo com a SES, não há um prazo definido para que todo o processo licitatório seja concluído e o medicamento seja entregue à família.

“Faremos o que for possível para agilizar o processo licitatório, dentro da legalidade”, afirmou o secretário de Saúde, Marco Bertúlio.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/101644/visualizar/