Tangará: notícia sobre mulher que estaria infectando pessoas com HIV é falsa
Nesta semana, uma falsa notícia, que já circulou por todo o país, voltou a preocupar moradores de Tangará da Serra. A informação, que inicialmente aparenta ter caráter oficial, foi desmentida na manhã desta quinta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde.
O boato relata que uma mulher, supostamente na região central da cidade, estaria afirmando que faria testes de glicose, mas na realidade utilizaria deste meio para infectar pessoas com o vírus HIV. O fato é propagado pelas redes sociais WhatsApp e Facebook.
O coordenador da Vigilância Sanitária Arielso da Guia falou sobre o caso para a imprensa local: “A rede social é uma ferramenta positiva e negativa, neste caso, estão usando pelo lado maldoso”, disse.
O relato indicava que a mulher seria uma representante de um Hospital denominado Souza Aguiar, que na verdade existe, porém no Estado do Rio de Janeiro: “Não tem nada a ver com Tangará. Já fizemos vistoria em toda a cidade e não foi constatado nada que prove que isso está ocorrendo aqui”, comentou.
Questionado se a Secretaria Municipal de Saúde estaria fazendo algum tipo de campanha em Tangará, semelhante ao narrado, Arielso pontuou: “Estou vendo essa noticia, informação, há mais de dez dias, e não é do nosso conhecimento que esteja sendo feito algo neste sentido”.
Arielso reforçou que é preciso bom senso ao repassar um recado que pode gerar reflexos negativos como este, sem ter a devida confirmação, que costumeiramente é repassada às imprensas locais de forma oficial. “A informação é de que a suposta mulher estaria chamando as pessoas, convidando para fazer o teste e sabemos que ninguém vai dar o seu sangue, assim de graça”, lembrou o coordenador ao destacar que não há necessidade alarme.
O boato tem sido constantemente desmentido por onde passa, através dos principais jornais e mídias locais.
Comentários