Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quarta - 18 de Março de 2015 às 18:29
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


A filha do cinegrafista Santiago Andrade, morto em 6 de fevereiro de 2014, durante um protesto no Rio, manifestou sua indignação, por meio de seu Facebook, após a Justiça conceder liberdade aos ativistas Caio de Souza e Fábio Raposo. A dupla, acusada pela morte, não responderá mais por homicídio doloso e teve o alvará de soltura concedido na tarde desta quarta-feira (18). 

'Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida', escreveu Vanessa em rede social. (Foto: Vanessa Andrade/Arquivo pessoal)

Santiago e a filha, Vanessa Andrade (Foto: Vanessa
Andrade/Arquivo pessoal)


"Sou mais uma parcela da sociedade que passa a conviver com assassinos de um homem íntegro e justo em liberdade. É difícil, é doloroso, depois de um ano sem Santiago, a sensação de não poder fazer nada me corrói, me humilha. E lamento. Lamento não ser como os defensores, que perdoam dois assassinos, que transformaram em noites os dias de uma família com um simples voto. Se Caio e Fábio estão livres, lamento mais ainda desapontá-los, mas a minha batalha continua, até a última instância, estou preparada", disse Vanessa.

Vanessa fez um desabafo em sua página no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Vanessa fez um desabafo em sua página no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Após a desclassificação do processo, que foi anulado, o caso será redistribuído para uma das varas criminais comuns da Comarca da Capital. O Ministério Público terá que oferecer uma nova denúncia.

A decisão da 8ª Câmara Criminal do Rio foi por votação de 2 desembargadores a favor, contra 1 para o recurso e pela desclassificação da pena. Caio e Fábio foram presos e levados para o Complexo Penitenciário de Bangu 12 dias após o crime.

saiba mais

Decisão
"Por unanimidade de votos, rejeitaram as preliminares arguidas e, no mérito, por maioria, deram provimento aos recursos defensivos para desclassificar as condutas dos recorrentes, determinando a soltura dos mesmos com aplicação das medidas cautelares elencadas no voto do eminente desembargador Gilmar Teixeira, designado para o acórdão, devendo os alvarás de soltura serem expedidos pelo juízo de primeiro grau", diz a decisão da 8ª Câmara Criminal.

"O recurso foi provido para desclassificar a classificação do tribunal para uma vara que não é da competência do Tribunal do Júri e concedendo alvará de soltura", afirmou o advogado Wallace Martins, um dos advogados dos manifestantes. Ele afirmou que Caio e Fábio devem ser soltos até esta quinta-feira (18).

Os ativistas respondiam por homicídio triplamente qualificado: por motivo torpe, com uso de explosivo e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima.

O cinegrafista Santiago Andrade é atingido por rojão aceso por um manifestante durante manifestação pelo passe-livre no Centro do Rio de Janeiro (Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo)O cinegrafista Santiago Andrade é atingido por rojão aceso por um manifestante durante manifestação pelo passe-livre no Centro do Rio de Janeiro (Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/101352/visualizar/