Piscina em casa abandonada em Cuiabá vira criadouro para mosquito Prefeitura informou que imóvel está sob a responsabilidade do Dnit. Matagal está alto, piscina está suja e existe lixo espalhado pelo terreno.
Piscina em casa está sem manutenção (Foto: Reprodução/ TVCA)
Uma casa abandonada no Bairro Quilombo, em Cuiabá, tem preocupado os moradores de um edifício ao lado por causa do abandono. Sem manutenção, a piscina pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. Segundo os vizinhos, o dono do imóvel desapareceu e não faz a manutenção no local. O matagal está alto, a piscina está suja e existe lixo por todos os cantos.
A prefeitura da capital informou que a casa está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). O superintendente regional do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, no entanto, alegou que a casa não pertence ao órgão e sim à Secretaria de Patrimônio da União.
Adriana de Paula Simoni, que mora no edifício ao lado, disse que do alto é possível ver que a caixa d'água não está totalmente fechada, o que facilita a proliferação do mosquito da dengue. Ela se disse preocupada com a situação. "Me preocupo com meus filhos, comigo e com o meu marido. Tem um colégio aqui na frente, que tem criança, tem adulto e a dengue está aí. Acho que tem que conscientizar", avaliou.
A moradora contou ainda que o abandono da casa interfere até mesmo na área de lazer do condomínio. ''No final da tarde, para ficar aqui [nesse espaço] tem que passar repelente”, disse. O zelador do prédio Sandro Pinto Carvalho disse que precisou fechar o portão da casa para afastar os usuários de droga do local. "Depois que fechei a casa, melhorou um pouco, mas a sujeira e os mosquitos não têm quem acabe”, disse.
A fiscalização da prefeitura esteve no local e garantiu que medidas serão tomadas.
"Vamos localizar o proprietário do imóvel que está abandonado e notificar para que tome providências de limpeza e a manutenção da piscina”, disse o diretor de Fiscalização, Aécio Pacheco. Ele explicou também que, se o proprietário não cumprir a determinação, será aplicada uma multa. Ainda se nada for feito, o processo será encaminhado para o Ministério Público Estadual.
Diante da suspeita de existência do mosquito da dengue e de outros insetos, segundo o diretor, a Vigilância Sanitária será acionada para fazer uma vistoria no imóvel.
O problema também existe no bairro Pedregal em Cuiabá, a casa de Ronison da Rocha fica ao lado de um terreno baldio. A área é de propriedade particular, mas a limpeza nunca foi feita. Ainda conta que a condição do terreno só não está pior porque ele e os vizinhos fizeram um mutirão para tirar o lixo do local. "Fico com medo da dengue nessa época chuvosa. Ficamos [moradores] com medo de alguma criança ser picada [pelo mosquito da dengue]", alegou.
Os moradores podem denunciar ao MPE caso a situação não seja resolvida pela prefeitura. ''Temos que lembrar que a responsabilidade primária é do proprietário. Ele também pode ser punido, levar várias multas e várias licitudes decorrente dessa falta de cuidado'', explicou o promotor Alexandre Guedes.
Comentários