Licitação para retomada das obras é prevista para março Após a realização da licitação, um cronograma será criado
A retomada das obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller, localizado na rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-04), foi o tema da reunião realizada na manhã desta terça-feira (03) no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os gestores também falaram sobre a necessidade de se definir qual será o perfil de atendimento do órgão e quais profissionais especialistas irá formar. A licitação para retomada da obra deve ocorrer até o final deste mês.
O secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, explicou que uma análise criteriosa do projeto e do que já foi construído está sendo realizada pela equipe da Secretaria de Estado de Cidades, e que até o final de março deverá lançar a licitação para dar continuidade à obra. "Faremos a licitação, provavelmente por Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), e até o final de março estaremos lançando o edital do certame", afirmou.
Chiletto disse ainda que seria essencial que a Ebserh desse suporte ao Governo do Estado na continuidade da obra. "Seria extremamente necessário termos a Ebserh como parceira na fiscalização da construção", completou.
A presidente da Ebserh, Jeanne Liliane ressaltou que a retomada das obras do Hospital Universitário Júlio Muller é prioridade. "Temos projetos parados no Brasil inteiro por falta de condições técnicas. Temos sete esqueletos que apresentaram problemas nos projetos e que não podem ser continuados. Temos um exemplo que há o projeto para o Centro Cirúrgico, mas sem ar-condicionado. Esta é uma situação que não pode seguir como está. E o Julio Muller é uma das prioridades", ressaltou.
Para a reitora Maria Lúcia, é preciso que sejam feitas melhorias no prédio atual do Hospital Universitário Júlio Muller, até que o novo prédio seja concluído. "Precisamos terminar a reforma que existe hoje no local para que o prédio seja aproveitado posteriormente. Criaremos assim um complexo de Saúde em Cuiabá. Vamos fazer isso juntos. Temos condições de fazer", enfatizou.
Já o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, colocou que, concomitante a todo o processo de retomada das obras e conclusão do novo HUJM é preciso discutir o perfil do hospital, quais especialidades atenderá e que profissionais especialistas irá formar. "Um dos papéis dos hospitais universitários é formar profissionais especialistas e atualmente o Júlio Muller é um hospital de referência na nossa região, onde é possível encontrar os melhores profissionais especialistas. Pensando no perfil que o HUJM terá também estaremos pensando em como equipa-lo, em quais serão os materiais necessários para 'rechearmos' o hospital, e isto deve estar encaminhado quando a obra estiver pronta", concluiu o secretário.
Após a realização da licitação, um cronograma será criado para acompanhamento da obra e da compra dos equipamentos.
Participaram da reunião os secretários de Estado, Marco Bertulio (Saúde) e Eduardo Chiletto (Cidades), a reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder, a presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) Jeanne Liliane Marlene Michel e o superintendente do Hospital Universitário Júlio Muller, professor Francisco Souto.
Comentários