Livros são encontrados jogados nos fundos de escola pública em MT Internauta encontrou livros didáticos lacrados jogados em terreno de escola. Seduc informou 1.118 livros descartados estavam desatualizados.
Vários livros didáticos foram encontrados jogados nos fundos da Escola Estadual Rafael de Siqueira em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Alguns estavam até lacrados, como mostram imagens registradas pela internauta Venine de Cássia Sales da Silva. Os livros estavam amontoados no quintal e já tinham tomado chuva.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que os livros foram descartados porque estavam desatualizados e que não serviam mais para o ano letivo porque são de quatro anos atrás. A assessoria do órgão informou que sabia da situação e que os livros haviam sido doados para uma cooperativa de reciclagem, que começou a retirar o material, mas não terminou o trabalho. No entanto, a Seduc deve apurar ainda quem é o responsável pelo descarte.
"A doação se faz necessária porque são livros com data anterior a 2013 e que estão 'entulhando a biblioteca' e o almoxarifado da escola, com isso, causando enorme transtorno. Ao todo, foram descartados 1.118 livros", diz trecho da nota.
Alguns livros estavam lacrados (Foto: Venine de Cássia
Sales da Silva/ Arquivo pessoal)
Segundo Venine, o terreno dos fundos da escola serviu de estacionamento para veículos durante o período de carnaval, que fica no Centro da cidade. Ela informou que, ao estacionar o veículo no terreno, encontrou vários livros jogados no chão.
"Tinha livros lacrados, de várias disciplinas, que não tinham sido abertos", relatou. Ela ainda disse que, quando viu os livros jogados no chão que já tinham tomado chuva, achou um absurdo, pois poderiam ser doados para bibliotecas.
Ao registrar imagens dos livros no chão, os responsáveis pelo controle do estacionamento tentaram evitar que ela tirasse fotos. “Quando vi os livros no chão, logo quis tirar fotos e o homem que estava cobrando o valor do estacionamento disse que os livros eram desatualizados. Por isso, estavam todos no chão para ser jogados fora”, afirmou Venine. Ela complementa ainda que os livros estavam jogados junto com outros objetos, como um fogão velho, por exemplo.
Comentários