Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Secitec extingue cargos e quer realizar concurso Secretária quer, ainda, aumentar recursos em 2016
Cerca de 30 comissionados já foram exonerados da secretaria de Ciência e Tecnologia devido à extinção de cargos, que faz parte da reforma administrativa proposta pelo governo do Estado.
A secretária Luzia Helena Trovo Marques de Souza afirma que a pasta é relativamente nova e por isso não tem muitosservidores efetivos. Diante disso, a expectativa é que concurso seja realizado.
O estudo para o processo seletivo já está em andamento desde o ano passado, com equipe de três membros da Secitec envolvidos. Mas entrou na lista de suspensões do governador Pedro Taques (PDT) para avaliação, por meio de decreto, logo que assumiu o posto.
“Estamos só esperando a autorização do Governo”, afirma. A gestora, no entanto, não tem muita esperança de que saia do papel este ano devido ao curto orçamento.
O montante destinado à pasta, previsto em R$ 311,3 milhões para este ano, segundo Luzia Trovo, é insuficiente para atender a todas as atribuições existentes. A expectativa fica para os recursos de 2016. “A gente vai chorar para o aumento no ano que vem. Porque para esse ano não será possível. Com certeza eu vou brigar um pouquinho”, sustenta.
Para conseguir o incremento, Luzia Trovo vai tentar mostrar ao governador que a pasta é de atividade finalística, que tem a atenção especial de Taques, ao contrário das secretarias de atividades-meio. Assim, a repartição seria uma das peças-chave para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, envolvendo tecnologia, conhecimento científico, qualificação e avanço do setor produtivo.
“Queremos trabalhar conjuntamente com outras secretariais, que é casos da de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar, Assistência Social, Desenvolvimento Regional, que são secretarias relacionadas com o desenvolvimento do Estado”, ressalta.
Mesmo diante do déficit de verbas para colocar as ideia em prática, a secretária deixa claro que assumiu o posto sabia que haveria dificuldades.
“Este ano estamos conscientes de que o trabalho será bastante restrito e vamos precisar fazer muito com pouco, mas estamos dispostos e assumimos esse compromisso com o governador de tentar colocar a máquina para funcionar, mesmo diante de condições novas colocadas para a secretaria”, conclui Luzia Trovo.
Fonte:
RD News
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/100779/visualizar/
Comentários